Professoras Melissa Medeiros Markoski (UFCSPA) e Mellanie Fontes-Dutra (UFRGS) abordaram o tema.

O II Congresso UFCSPA promoveu nesta quinta-feira, 2, uma mesa-redonda sobre o tema "A comunicação em saúde em tempos de desinformação" com a participação das professoras Melissa Medeiros Markoski (UFCSPA) e Mellanie Fontes-Dutra (UFRGS). As duas docentes, famosas pelo trabalho realizado no Twitter pelo combate às fake news da área da saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19, abordaram suas experiências na promoção de informações nas redes sociais. A mediação foi realizada pela professora Júlia Pasqualini Genro.

A professora da UFCSPA da área de Biossegurança Melissa Markoski falou sobre a existência de "bolhas" informacionais na sociedade atual e da necessidade de romper com elas. Segundo a docente, as pessoas escolhem se informar por apenas uma fonte, ou grupo de fontes, conforme suas convicções. É preciso se pensar em formas de chegar até elas. Melissa também destacou o trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19 em parceria com jornalistas, no esclarecimento de dúvidas e na checagem de informações. 

Já Melanie Dutra abordou a luta permanente contra a desinformação nas redes. Relatou que as fake news surgem antes mesmo das notícias sobre determinados assuntos e acabam se disseminando de forma extremamente rápida. Segundo ela, existe uma rede especializada na divulgação destes materiais e os cientistas que atuam nas mídias sociais precisam agir de forma rápida para reduzir o alcance dos conteúdos de desinformação.

A programação do II Congresso UFCSPA segue gratuita e online até a sexta-feira, 3 de dezembro. A apresentação completa pode ser conferida no site do II Congresso UFCSPA.

Todas as notícias sobre o II Congresso UFCSPA podem ser conferidas nesta página.