Atividade compõe a programação do II Congresso UFCSPA

Nesta quarta-feira, 1 de dezembro, ocorreu a mesa-redonda "Saúde Mental no trabalho: pandemia e possíveis cenários futuros", com a presença do professor Antônio Ramón Gómez-García, pesquisador sênior e docente titular da Universidade Espíritu Santo (Equador), da professora Maria Helena Palucci Marziale, docente titular e diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP), pesquisadora 1A do CNPq e do professor Alexsandro Luiz de Andrade, psicólogo e docente associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública.

A professora Maria Helena Palucci Marziale iniciou a apresentação falando sobre a saúde física e mental de profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Para trazer o tema de saúde e segurança Marziale também mostrou o contexto das condições de trabalho na atualidade, apontando alguns problemas como ambientes insalubres, acidentes e as possibilidades de riscos físicos, psicológicos, biológicos, entre outros. Também mencionou sobre a questão do trabalho decente, umas das propostas dentro da Agenda global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua participação demonstrou também alguns dos problemas vividos por profissionais da saúde antes e durante a pandemia, ressaltando que as vulnerabilidades se tornaram mais evidentes nesse período.

O professor e pesquisador Antônio Ramón Gómez-García abordou sobre a possibilidades do teletrabalho e seus efeitos positivos e/ou negativos na rotina e na saúde dos profissionais. Ele trouxe uma apresentação apontando diversos aspectos a serem considerados para que o teletrabalho ocorra, como regulamentações e a consideração da saúde física e mental, dentre outros aspectos. “Formas regulamentares de teletrabalho que não estão ligadas a provas científicas com dados confiáveis podem levar a um aumento das desigualdades na saúde dos teletrabalhadores”, finalizou García.

 

Continuando a apresentação o professor e psicólogo Alexsandro Luiz de Andrade abordou sobre o conflito trabalho-família, apontando algumas consequências dos componentes de riscos laborais e outros impactos na vida dos trabalhadores na esfera não laboral. Falou sobre transformações no mundo do trabalho e o transbordamento do trabalho-família, considerando aspectos científicos.

Os docentes que conduziram a mesa finalizaram suas participações discutindo e refletindo sobre perguntas enviadas pelos participantes.

A atividade foi mediada pela Pró-Reitora de Gestão com Pessoas da UFCSPA Ana Claudia Souza Vazquez, psicóloga e doutora em Administração, com MBA em Recursos Humanos (USP/FIA). O momento contou com interpretação simultânea para Libras por Vanize Flores, mestra em Educação e Tradutora e Intérprete de Libras da UFCSPA.

A programação do II Congresso UFCSPA segue gratuita e online até a sexta-feira, 3 de dezembro. A apresentação completa pode ser conferida no site do II Congresso UFCSPA.

Todas as notícias sobre o II Congresso UFCSPA podem ser conferidas nesta página.