Participantes orientaram sobre formas de realização dos estudos.

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º, a mesa-redonda "Discutindo sobre pesquisa clínica - da teoria a aplicação", com a participação dos professores da UFCSPA Débora Fernandes Coelho e Regis Kreitchmann e do coordenador de Estudos Clínicos no Hospital Mãe de Deus na área de Oncologia e egresso do curso de Biomedicina da UFCSPA Luis Felipe dos Santos Castro. A mediação foi realizada pela professora Elizandra Braganhol.
Durante suas apresentações, os professores Débora Coelho e Regis Kreitchmann explicaram o funcionamento da pesquisa clínica e deram orientações sobre as etapas necessárias para a realização de um ensaio clínico. Eles trouxeram o exemplo de um estudo realizado em comunidades de Porto Alegre sobre a incidência de infecções sexualmente transmissíveis em gestantes. Os docentes também abordaram informações sobre como os pós-graduandos devem fazer para se inserir em projetos de pesquisa e como deve ser selecionado o público a ser analisado.
Para Kreitchmann, "A pesquisa clínica é fundamental. Ela retorna para a população com respostas para a comunidade estudada. Isso pode ser visto agora, na epidemia de Covid-19, com as pesquisas que culminaram na rápida produção de vacinas e, agora, no desenvolvimento de medicamentos para tratamento. Rapidamente a ciência traz respostas e caminhos”, destacou.
Luis Felipe dos Santos Castro encerrou a série de apresentações relatando sua experiência prática em pesquisa clínica. Ele enfocou a importância do zelo na realização de pesquisas com seres humanos, que devem ter consentimento dos participantes e regulamentação em órgãos de pesquisa. “Lidamos com seres humanos, pessoas, que possuem famílias. Precisamos nos comprometer com a segurança dos pacientes. A segurança deles deve estar em primeiro lugar”, alertou.
Após as palestras, os integrantes da mesa debateram questões relativas ao tema central. A professora Débora destacou a importância da comunicação efetiva na realização do estudo, tanto para a comunidade analisada durante sua participação, quanto para a sociedade, como retorno através da divulgação dos resultados. "As pessoas precisam saber que os estudos são seguros, que elas não serão colocadas em risco", explicou.
A apresentação completa pode ser conferida no site do II Congresso UFCSPA, no evento correspondente disponibilizado na programação.
Todas as notícias sobre o II Congresso UFCSPA podem ser conferidas nesta página.





