Atividade promovida pelo NERIDS será realizada em 31 de março, no Auditório Heitor M. C. Lima, em Porto Alegre, com participação de pesquisadoras e representante da Patrulha Maria da Penha

A violência contra mulheres e meninas em contextos de desastres será tema de seminário técnico promovido pelo NERIDS (UFCSPA + Hopeful) no dia 31 de março de 2026, às 14h, no Auditório Heitor M. C. Lima, na UFCSPA, em Porto Alegre.

O Seminário “Violência contra mulheres e meninas nos desastres” propõe um espaço de reflexão, análise e articulação sobre uma das dimensões mais urgentes e ainda pouco visibilizadas das emergências contemporâneas. Em um cenário de intensificação dos desastres, evidências científicas apontam que mulheres e meninas são afetadas de forma desproporcional, com aumento de diferentes formas de violência antes, durante e após eventos extremos.

A atividade reunirá pesquisadores e profissionais da área para discutir fatores que ampliam a vulnerabilidade nesse contexto, como o colapso de serviços, os deslocamentos forçados, a insegurança em abrigos e o agravamento das desigualdades de gênero. O encontro também pretende abordar caminhos para prevenção, resposta e proteção, com foco na atuação articulada entre diferentes setores.

Além de ampliar o debate sobre o tema, o seminário integra o esforço de construção de políticas públicas mais sensíveis às questões de gênero, alinhadas a diretrizes internacionais de redução de riscos de desastres. A proposta é fortalecer a atuação intersetorial entre saúde, assistência social, segurança pública e defesa civil.

Participam da atividade a professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da UFCSPA, Mariana Boeckel; a Major PM Bibiana Beck Menezes, coordenadora regional da Patrulha Maria da Penha do Comando de Polícia Militar do Vale do Rio dos Sinos; e a professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA, Mônica de Oliveira, coordenadora do NERIDS.

As palestrantes trarão diferentes perspectivas sobre como os desastres intensificam vulnerabilidades e afetam mulheres e meninas, contribuindo para qualificar o debate e ampliar a compreensão sobre estratégias de proteção e enfrentamento da violência nesses cenários.

Serviço
Evento: Seminário Técnico (01) “Violência contra mulheres e meninas nos desastres”
Data: 31 de março de 2026
Horário: 14h
Local: Auditório Heitor M. C. Lima, UFCSPA, Porto Alegre - RS
Modalidade: Presencial