Imagens do Desassossego, da artista visual Sandra Gonçalves, é a nova exposição do Espaço de Artes da UFCSPA.  A abertura ocorre na terça-feira (15/10), às 19h, na rua Sarmento Leite, 245, no prédio1 da universidade, com entrada gratuita. A mostra reúne 12 fotografias produzidas pela artista durante o período de isolamento na pandemia. O trabalho foi selecionado pelo Edital Proext para ocupação do Espaço de Artes em 2024.

Segundo a artista, os trabalhos desta exposição refletem suas sensações e percepções em resposta à pandemia de Covid-19 e às suas consequências sociais. Afetada pelo caos e pelo medo gerado pelo vírus invisível e mortal, a artista explora, no pós-Covid, um mundo que se desintegra e expõe suas feridas como nunca.

Nas palavras de Sandra “As imagens focam nas mulheres e em sua posição no mundo, em que filtros diversos obscurecem a visão do presente. Medos irracionais emergem, e barreiras crescem, criando divisões entre “dentro” e “fora”. A sociedade torna-se mais binária e excludente, especialmente para aqueles que não se encaixam nos padrões estabelecidos. Esse cenário intensificou-se no contexto pandêmico e pós-pandêmico, afetando gravemente as mulheres. No Brasil, o aumento de feminicídios e agressões reflete uma sociedade machista e destrutiva que desrespeita as diferenças e não aceita a recusa, especialmente das mulheres”.

A visitação pode ser feita até 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h. 

Conheça a artista – A carioca Sandra Gonçalves, reside em Porto Alegre desde 2005. Artista visual, professora e pesquisadora na área de fotografia na UFRGS, é graduada em Comunicação Visual (EBA/UFRJ), além de mestra, doutora em Comunicação e Cultura (ECA/UFRJ) e especialista em Processos Curatoriais (IA/UFRGS). Autora dos fotolivros Cápsula, da Editora Origem (2021), e La vie em Rose, da Coleção Photothings (2024).

Desde os anos 2000, participa de mostras coletivas e individuais, com trabalhos de fotografia no Brasil, Europa e Estados Unidos. O Humano é o centro de suas reflexões. Possui prêmios em salões e tem trabalhos em acervos de museus e coleções particulares no Brasil e no exterior.

Conheça a curadora – Letícia Lau é especialista em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. Bacharela e licenciada em Artes Visuais IA/UFRGS. Atuou no Conselho Consultivo e na curadoria do MACRS. Atua como curadora independente e produtora cultural na Babilônica Arte.

Serviço

Exposição – Imagens do Desassossego

Quando – Abertura terça-feira, 15 de outubro

Onde – Espaço de Artes da UFCSPA, na rua Sarmento Leite, 245, prédio 1,

Entrada gratuita.