Além do interesse pela renovação, as duas instituições estudam a ampliação das possibilidades de trabalho

A vice-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Jenifer Saffi, esteve nos dias 12 e 13 de fevereiro na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em Washington D.C., nos Estados Unidos, para uma série de reuniões. Desde agosto de 2019, UFCSPA e OPAS mantêm um acordo de cooperação que envolve estágios para estudantes de graduação e pós-graduação e também colaboração em pesquisas operacionais e capacitação de pessoas na área de doenças infecciosas. Para a visita, Jenifer apresentou aos departamentos de Relações Internacionais e de Doenças Transmissíveis e Infecciosas dados gerais das ações da UFCSPA nos últimos anos.

O Dr. Freddy Perez, representante da OPAS e professor visitante na UFCSPA, que acompanhou Jenifer na missão, falou sobre as principais iniciativas com a Universidade no período. Entre elas, projetos de pesquisa junto à Santa Casa, cursos de saúde global ao corpo docente e pesquisas e capacitações em Resistência Antimicrobiana em parceria com outros países da América Latina e com a OMS.

As trocas estabelecidas visam fortalecer a relação entre a UFCSPA e a OPAS, que, tradicionalmente, mantém convênios de cooperação em maior número com instituições de saúde pública e outros tipos de entidades. “O mais gratificante foi ver a satisfação dos representantes da OPAS ao dizerem que essa é uma das colaborações mais efetivas que a Organização já teve com uma Universidade”, destaca a vice-reitora.

Ao considerar o trabalho desenvolvido pela Universidade nos anos recentes e pelo seu comprometimento com a saúde pública, a OPAS manifestou interesse pela renovação do convênio pelos próximos cinco anos, a partir de agosto de 2024. Além disso, as duas partes fazem planos de ampliação dos trabalhos. A vice-reitora detalha: “O primeiro acordo estava focado em formação em saúde global e pública e doenças infecciosas. Agora queremos expandir para outras áreas, incluindo pesquisa em câncer.”

Para Jenifer, o mais interessante será a possibilidade de intercâmbio para os servidores UFCSPA, tanto os técnicos quanto os professores. “Isso vai tornar mais possível o desejo de sermos um centro colaborador da OMS”, completa.

Na próxima semana, Jenifer participará, enquanto coordenadora do Escritório de Internacionalização da UFCSPA, da Conferência Anual da AIEA (Association of International Education Administrators, ou Associação de Administradores de Educação Internacional). Também em Washington D.C., a conferência abordará os desafios da educação internacional sob o tema “Leading International Education at a Crossroads” (liderando a educação internacional em encruzilhadas).