Candidatos podem conferir todas as informações sobre a seleção e os cursos de graduação nesta página

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) anuncia a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 visando ao ingresso nos cursos de graduação da instituição. Os candidatos interessados poderão se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024, exclusivamente pelo site acessounico.mec.gov.br/sisu.

A seleção dos candidatos é realizada com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023​. Para esta edição do SiSU, a UFCSPA oferta um total de 670 vagas para os seguintes cursos:

• Biomedicina - 40 vagas
  • Biomedicina - noturno - 40 vagas
  • Enfermagem - 40 vagas
  • Farmácia - 40 vagas
  • Física Médica - 40 vagas
  • Fisioterapia - 40 vagas
  • Fonoaudiologia - 40 vagas
  • Gastronomia - 30 vagas
  • Gestão em Saúde - 40 vagas
  • Informática Biomédica - 40 vagas
  • Medicina - 100 vagas
  • Nutrição - 40 vagas
  • Psicologia - 40 vagas
  • Química Medicinal - 40 vagas
  • Tecnologia em Alimentos - 40 vagas
  • Toxicologia Analítica - 20 vagas

Além das vagas destinadas à Ampla Concorrência, o processo de ingresso na UFCSPA também contempla as seguintes categorias de cotas:

• Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Os critérios específicos de cada categoria de cota e a documentação necessária estão detalhados no edital de adesão (acesse aqui).

A UFCSPA destaca a importância de preparar a documentação com antecedência e seguir todos os procedimentos e prazos estabelecidos para assegurar a participação no processo.