Evento é uma oportunidade para o público geral conhecer mais sobre a graduação e as oportunidades profissionais da área de alimentos

Estão abertas as inscrições para a IV Jornada Acadêmica do Curso de Tecnologia em Alimentos da UFCSPA. O evento ocorre no período de 31 de agosto a 2 de setembro nas dependências da instituição com uma programação repleta de palestras e minicursos práticos e teóricos direcionados aos públicos interno e externo da universidade. A jornada representa uma oportunidade para levar ao público geral mais informações sobre a profissão de tecnólogo em alimentos e as oportunidades que podem ser encontradas nas mais diversas áreas de atuação.

Formação diferenciada para um nicho em expansão

A professora do curso de Tecnologia em Alimentos, professora Vivian Caetano Bochi, explica que a formação prepara os estudantes para trabalhar em indústrias de processamento de diversas matérias-primas alimentares, incluindo desde alimentos de base vegetal, animal e aditivos químicos. “O profissional formado na UFCSPA é ainda mais amplo, podendo atuar em laboratórios de análise de alimentos em áreas como microbiologia, físico-química e instrumental”, complementa a docente.

Vivian acrescenta que o desenvolvimento de processos de controle de qualidade e segurança de alimentos, assim como o desenvolvimento de novos negócios e produtos, também estão no horizonte profissional do tecnólogo em alimentos. “Nossos alunos já formados trabalham em indústrias e empresas da área de alimentos. Inclusive alguns acabam empreendendo com iniciativas próprias no ramo”, exemplifica.

O curso de Tecnologia em Alimentos foi criado com vistas a suprir uma demanda deste nicho de mercado, antes voltado principalmente a profissionais das áreas de farmácia, química e engenharia. “Esses cursos exigem mais tempo de formação e não têm um foco específico nas tecnologias e controle de qualidade para o processamento de alimentos”, compara Vivian. Ela acrescenta que, na UFCSPA, em três anos o aluno pode sair formado com domínio das técnicas de processamento, controle de qualidade, legislação e desenvolvimento de novos produtos.

No âmbito da única universidade federal especializada em saúde no Brasil, a formação do tecnólogo em alimentos ainda se diferencia pela conexão com os demais cursos, como Nutrição e Gastronomia. “Na UFCSPA o profissional está envolvido na promoção da saúde, sendo capaz de conhecer todas as reações que levam a degradação de nutrientes durante o processamento e as maneiras de evitá-las”, detalha a professora. Esta capacidade é baseada no domínio das ferramentas de controle de qualidade e no conhecimento das propriedades nutricionais das matérias-primas alimentares.

Em relação à alocação no mercado, Vivian ressalta que a área de alimentos cresce com o aumento populacional e exige cada vez mais profissionais. “Ou seja, é preciso estar atualizado e conhecer as modificações tecnológicas do setor para ter acesso às melhores oportunidades. É importante ressaltar que o curso da UFCSPA não forma técnicos, mas sim tecnólogos, ou seja, um profissional de nível superior”, explica. A diferenciação é relevante, na medida em que, ao contrário dos técnicos de nível médio, os tecnólogos podem participar de programas de pós-graduação e concursos públicos de nível superior. “Eles também podem assumir cargos de supervisão, com salários compatíveis com essa função”, complementa.

Uma jornada focada no empreendedorismo e inovação

A IV Jornada Acadêmica do Curso de Tecnologia em Alimentos da UFCSPA é organizada pelos estudantes de graduação sob a supervisão da professora Vivian Bochi. Inclusive o foco do evento deste ano - inovação e empreendedorismo - é devido ao interesse dos alunos. “Por isso os palestrantes convidados foram pessoas com experiência na área e pesquisadores envolvidos na criação de produtos e desenvolvimento de negócios”, detalha a professora.

A jornada pôde ser ofertada gratuitamente para a comunidade interna e externa graças ao patrocínio de quatro empresas. São elas:

• Torra Local: Empresa de torrefação artesanal de café;
  • Petit Sablé Indústria de Alimentos Ltda;
  • Padaria Scheneider Neto;
  • Santa Porção - Health food and Coffee.

A programação completa do evento, acompanhada dos currículos de cada palestrante, assim como o procedimento de inscrições, podem ser acessados nesta página.