Documento reflete a regularização das datas ao calendário civil após descompasso provocado pela pandemia

A comunidade universitária já pode acessar no site institucional a íntegra do Calendário Acadêmico 2024. Entre as principais datas indicadas no documento estão o início e final do 1º período letivo (11 de março a 13 de julho) e 2º período letivo (12 de agosto a 14 de dezembro), além das férias acadêmicas previstas para o período de 15 de julho a 10 de agosto.

Também são destacadas no calendário a chamada regular dos calouros aprovados pelo SiSU (15 a 22 de fevereiro), a Feira das Ligas (26 de abril) e a divulgação de editais de transferência voluntária, transferência interna e ingresso de diplomados (18 de setembro). Um dos eventos anuais mais relevantes da instituição, a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCSPA, está previsto para ocorrer entre os 23 e 25 de outubro de 2024.

O documento reflete a regularização das datas ao calendário civil após as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 desde 2020. A pró-reitora de Graduação, Márcia Rosa da Costa, reconhece o feito como um "grande ganho" da instituição, especialmente quando outras universidades ainda se encontram em processo de reorganização. "Com um esforço significativo de todas as coordenações de curso e Reitoria, conseguimos organizar para que a partir de 2024 iniciemos o ano letivo em março e o concluamos em dezembro", reconheceu.

Em relação ao Calendário Acadêmico, Márcia também destaca a realização de atividades de acolhimento para calouros e veteranos nas primeiras semanas do semestre letivo, com horários específicos para cada graduação. "O planejamento será feito em conjunto com as coordenações e os tutores de cada curso, visando proporcionar uma semana de acolhimento interessante aos estudantes para que se sintam à vontade no ambiente acadêmico, especialmente os novos que estarão conhecendo a UFCSPA. Os veteranos também irão participar de atividades para receber informações importantes", complementa.

A íntegra do Calendário Acadêmico 2024 pode ser acessada aqui.