Inicia no dia 28 de setembro o Ciclo de Oficinas Narrativas, promovido pelo Núcleo Cultural da UFCSPA. A oficina marcada para o dia 13 de setembro teve sua data alterada para o dia 19 de outubro. O terceiro e último evento será realizado no dia 23 de novembro. Os encontros terão duração de 1h30 e ocorrerão sempre das 18h30 às 20h, na sala 506 do Prédio 3 da UFCSPA. As inscrições devem ser feitas pelo SiUR – UFCSPA pelo link Ciclo de Oficinas Narrativas. A coordenação é de Luísa de Ros, membra da Liga de Saúde e Comunidade.
A primeira oficina, “Escrita criativa e sua relação com a comunicação e saúde”, será apresentada por Renata Pekelman, em 28 de setembro. A segunda, “Poesia como instrumento de criatividade e bem-estar”, será ministrada por Juliano de Ros, em 19 de outubro. A terceira, “Oficina de metanarrativa”, será conduzida por Maria Amélia Medeiros Mano, em 23 de novembro.
Conheça os ministrantes:
- Renata Pekelman é graduada em Medicina (UFPEL), mestre em Educação (UFRGS) (1991), com residência em Medicina Geral Comunitária, especialista em Medicina do Trabalho (UFRGS), em Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde (UFRGS) e em Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino na Saúde (UFRGS). Já atuou como docente e coordenou o Programa de residência em Medicina de Família e Comunidade (Unisinos).
- Juliano de Ros é poeta e escritor, membro da Academia Caxiense de Letras, Autor do livro Poesia Semovente (2017) e Duas Irmãs (2021). Coordena o Movimento Poético Caxiense. É graduado em Engenharia Civil (UFRGS), especialista em Planejamento Energético Ambiental Municipal e em Engenharia de Avaliações e Perícias (2023).
- Maria Amélia Medeiros Mano é graduada em Medicina (UFPEL), mestre (UFRGS) e doutora (UFSM) em Educação. Atua como docente na UFCSPA e médica de Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição.