A quarta-feira foi marcada por atrações e conversas dirigidas à inovação pedagógica

Nessa quarta, 10 de maio, a UFCSPA promoveu o VI Fórum PPI (Projeto Pedagógico Institucional). O objetivo do fórum é envolver toda a comunidade universitária na construção da visão de ensino na instituição para os próximos anos. A edição do evento em 2023 tem como tema geral “A inovação pedagógica na UFCSPA e o desenvolvimento de competências socioemocionais e atitudinais”. 

Foi muito notável a participação e boa interação do público em todas as salas, com produtivas discussões com grupos de docentes, discentes e técnicos. Os participantes que se dividiram entre as dezenas de salas temáticas também puderam apreciar outras atrações ao longo do dia: a Banda Comunitária da UFCSPA, o PPIquenique e duas apresentações de estudantes que integram o “Talentos UFCSPA”, uma campanha realizada entre março e abril de 2023 para mapear as aptidões artísticas, criativas e culturais da comunidade acadêmica. 

Pela manhã, quem tocou no palco do Salão Nobre foi Esther Pedroso, aluna do curso de Nutrição, que fez sua homenagem à cantora Rita Lee, falecida no último dia 8. À noite, o público ouviu clássicos do pop rock internacional em voz e violão com André Contri, estudante de Fonoaudiologia que interpretou hits das bandas Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters e Kings Of Leon.

Na sequência das apresentações, tanto na manhã quanto à noite, foi exibido aos presentes o novo vídeo institucional da UFCSPA e foram entregues certificados de Reconhecimento Institucional aos chefes e vice-chefes de departamentos acadêmicos e coordenadores e vice-coordenadores de cursos no biênio 2021-2022, por seus trabalhos desenvolvidos no período. Logo após, a reitora Lucia Campos Pellanda e a pró-reitora de graduação Márcia da Costa introduziram o tema central do evento. 

No início de sua fala, Lucia comenta sobre o vídeo e faz uma associação ao momento da entrega dos certificados: “Fizemos questão que os atores e atrizes do vídeo fossem membros da comunidade. Nosso sucesso em números, índices e nossas conquistas não são sustentáveis sem o reconhecimento aos agentes que fazem nossa Universidade acontecer!”

A reitora seguiu apresentando como são construídas as estratégias da UFCSPA que tem entre os mais centrais dos objetivos promover a inovação no ensino e fez uma breve retomada dos mais recentes passos da universidade nos processos que têm esse objetivo como norteador.

Márcia da Costa ressaltou o conceito de inovação pedagógica, curricular e educativa enquanto um conjunto de intervenções e decisões que visam mudanças de atitudes, de ideias e de cultura das e nas práticas pedagógicas e também como um processo composto por ações que podem já existir, mas são inovadoras em determinado contexto. A pró-reitora enfatizou que a UFCSPA que se orienta pela Inovação Pedagógica e desenvolve e aprimora competências atitudinais e socioemocionais é a UFCSPA da inclusão, da diversidade, da integração e da humanização.

Na esteira do discurso de Márcia da Costa, a reitora Lucia encerrou a acolhida noturna reforçando a importância de pensar a atuação do profissional de saúde para além da técnica e trabalhar as habilidades sensíveis, sociais e emocionais.

Confira alguns registros do dia de Fórum PPI: