Núcleo Cultural
O concerto comemorativo de 10 anos da Banda Comunitária da UFCSPA, ocorrido no dia 26 de outubro, proporcionou momentos de alegria e emoção ao público, aos grupos convidados e, em especial, aos membros da Banda. Imagens e vídeos ilustraram parte da história da Banda, regida pelo maestro Marcelo Rabello dos Santos: o primeiro contato com os instrumentos, os primeiros ensaios, as atividades no Vida Centro Humanístico, espaço comunitário no Bairro Rubem Berta, e os concertos anuais realizados na UFCSPA.
A vice-reitora Jeniffer Saffi, fez a abertura do espetáculo. “Hoje é muito mais que uma celebração de 10 anos dessa banda maravilhosa, hoje é a celebração da música, da conexão, das inter-relações, das parcerias e sobretudo da alegria que é estar num ambiente diverso. A banda da nossa universidade, o coral, as ações do nosso núcleo cultural fazem da nossa universidade essa pluralidade e principalmente a democratização da cultura”, destacou.
São 10 anos de atividade musical, democratizando e estimulando o acesso à cultura e à música instrumental junto à população. O Concerto agitou o Salão Nobre da UFCSPA, os grupos convidados dividiram o espaço com o público e, pouco a pouco, subiram ao palco, para se apresentarem junto com a Banda. Integraram esta grande festa, grupos que fizeram parte da trajetória da Banda como: alunos de formação musical da banda marcial Juliana, o grupo Estrelas G. O., o Grupo Instrumental Ferrabraz, de Sapiranga, a banda Terminal 470 e o Coral UFCSPA, que devido ao grande número de participantes cantou do mezzanino. Acesse o programa.
Criada em 2013, a Banda atua em dois pólos da cidade: na região central, no campus da UFCSPA e na Zona Norte, no Vida Centro Humanístico. O projeto tem parceria com a Alvo Associação Cultural, entidade voltada ao apoio à cultura urbana. Atualmente, participam mais de 50 músicos, de diferentes faixas etárias, entre estudantes, servidores da universidade e pessoas da comunidade externa.
Jeferson Fidelix, um dos membros da Terminal 470 e vice-presidente da Alvo Associação Cultural, falou sobre a longa amizade com a Banda Comunitária e relatou a importância da música para adolescentes da periferia, que todo dia vivem o drama da violência e da vulnerabilidade social.
“É maravilhoso como a música transforma a vida das pessoas, nós somos pessoas da periferia e fomos transformados pela música, a gente podia ser um traficante ou qualquer coisa negativa, mas a gente escolheu o caminho da música e ela nos deu um prêmio (Açorianos), nos fez viajar e levar nosso som para outros lugares”.
O músico homenageou o maestro Marcelo Rabello dos Santos pelo seu trabalho junto à Banda. “Esse cara aqui é o potencializador de tudo”, afirmou. Em agradecimento à UFCSPA prestou homenagem à vice-reitora Jeniffer Saffi.
Os músicos integrantes da Banda também homenagearam o maestro com presentes e falas emotivas.
Confira o concerto de 10 anos da Banda, a participação na Feira do Livro e outras apresentações no canal do YouTube da Banda.