Relatos sobre a participação de membros da comunidade devem ocorrer diretamente à Ouvidoria da UFCSPA
Seguindo orientação da Controladoria Geral da União (CGU), a Ouvidoria da UFCSPA está recebendo denúncias que possam envolver possível participação de membros da comunidade nos atos antidemocráticos de vandalismo às sedes dos três poderes em Brasília, no último domingo, 8, tanto presencialmente, como por meio de incitação ou financiamento.
A CGU reforça a padronização de recebimento de denúncias pelas ouvidorias e informa a criação do assunto “Atos terroristas de 8 de janeiro” na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR por meio da Plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/), a fim de proporcionar a sociedade o envio de manifestações e a transparência sobre as demandas correlatas aos referidos atos.
Qualquer cidadão que constatar servidores públicos envolvidos direta ou indiretamente nos acontecimentos do domingo, 8, pode abrir denúncia e encaminhar para as ouvidorias.
A Ouvidoria da UFCSPA atua com fluxo padronizado seguindo as orientações legais e normativas advindas da Ouvidoria Geral da União. Mais informações podem ser acessadas no endereço: https://ufcspa.edu.br/col-transparencia/ouvidoria.
A UFCSPA, com as demais instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul, manifestou seu repúdio aos atos de violência ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na nota, as instituições afirmam que: "Este ataque não ofende apenas ao Estado Democrático de Direito e às instituições constitucionalmente designadas para defendê-lo, mas sobretudo é uma agressão à sociedade brasileira em todas as suas pluralidades e diversidades.





