• Para dúvidas sobre Enem, SiSU e matrículas acesse este link

  • Para enviar sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, sugestão ou solicitação), clique aqui


Apresentação

A ouvidoria é um canal de comunicação entre a UFCSPA e as comunidades interna e externa.

Objetivos da Ouvidoria

Oferecer atendimento a sugestões, opiniões, reclamações, denúncias, elogios e cobrança de soluções referentes aos serviços prestados pela instituição, contribuindo, desta maneira, para o aperfeiçoamento e a transparência da gestão universitária.

O serviço de ouvidoria deve ser a última instância a ser acionada para a solução das questões, exceto no caso de denúncias.

Ouvidor

O ouvidor é um servidor público nomeado para atuar como um mediador entre as solicitações dos cidadãos e a universidade, uma vez que não tem poder de decisão. Atua sob estrito sigilo, impessoalidade e imparcialidade.

Ouvidor: Vinicius Lunkes Cezar

Substituta: Andressa Luiza Bortolaso de Oliveira

Atribuições da Ouvidoria

  • Receber, preferencialmente via Fala.br, sugestões, opiniões, reclamações, denúncias, elogios e cobrança de soluções.
  • Identificar e analisar a origem das manifestações recebidas.
  • Buscar resolução da solicitação por meio de contato com os setores responsáveis.
  • Acionar os mecanismos disponíveis dentro da instituição para solucionar os problemas na sua origem, descobrir como surgiram e a razão de não terem sido resolvidos em primeira instância, modificar procedimentos e sistemas para não haver reincidência do(s) problema(s), detectar as ações de má administração para a busca da qualidade.
  • Monitorar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo agilidade e resolução da solicitação e mantendo o requerente informado.
  • Conduzir aos gestores da instituição, através de relatório, o conjunto de solicitações recebidas, para reflexão sobre as possíveis falhas com o intuito de aprimorar a administração.

Conheça os processos de trabalho mapeados da Ouvidoria: Mapeamento de Processos da Ouvidoria

Histórico
  • 21/09/2023 - Adesão à Rede Ibero-americana de Ouvidores Universitários
  • 25/04/2019 - Assinatura do Termo de Adesão à Rede Nacional de Ouvidorias
  • 15/01/2018 - Adesão ao simplifique
  • 30/06/2017 - Adesão ao Fala.BR "antigo e-OUV"
  • 13/04/2009 - Portaria Institucional nº 123 que instituiu a Ouvidoria da UFCSPA

Documentos

  • Resolução CONSUN UFCSPA nº 152/2024: Aprova o Regulamento da Ouvidoria da UFCSPA.
  • Lei nº 13.460/2017: Lei para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
  • Decreto nº 9.492/2018: Regulamenta os procedimentos para a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública federal, direta e indireta.
  • Decreto nº 10.153/2019: Dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta.
  • Decreto nº 10.228/2020: Dispõe sobre o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal e instituir os conselhos de usuários dos serviços públicos no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal.
  • Portaria nº 116, de 18 de março de 2024: Estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal.
  • Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.

Recebimento de manifestações

As manifestações de Ouvidoria devem ser encaminhadas por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação Fala.BR

Outras formas de atendimento da Ouvidoria:

  • E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone (51) 3303-8781.
  • Presencialmente na sala 602 do prédio 1 da UFCSPA.
  • Endereço para correspondência: UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, CEP 90050-170 Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Você pode escolher ser atendida por uma mulher. Basta encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informar essa preferência.

Os relatórios da Ouvidoria estão presentes na página: ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/etica-e-transparencia/45-sobre-a-ufcspa/etica-e-transparencia/relacionados/121-relatorios-de-gestao

Acesse também o Painel Resolveu? disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU): é uma ferramenta que reúne informações sobre as demandas tratadas por meio da Plataforma Fala.BR, exceto os pedidos de acesso à informação, que constam no Painel Lei de Acesso à Informação.

Para acessar as informações, clique em Esfera Federal, selecione a UFCSPA no campo Nome do órgão/entidade e tenha acesso às informações consolidadas das demandas respondidas pela Ouvidoria da UFCSPA.

Os dados do Painel são atualizados diariamente.