O estrangeiro que deseja cursar uma graduação na UFCSPA pode ingressar na universidade de duas formas: pelo sistema regular de ingresso, chamado SiSU, ou pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

PEC-G

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é um programa do governo federal que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de outros países, sobretudo os em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. O programa seleciona anualmente estrangeiros com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. 

Informações sobre inscrições, prazos e países participantes podem ser encontradas diretamente na página do PEC-G.

Coordenação do Programa na UFCSPA

Professora Marilene Porawski Garrido

Rua Sarmento Leite, 245, prédio 1, sala 600c - Centro Histórico - CEP 90050-170 - Porto Alegre

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações importantes para alunos interessados e selecionados

- O PEC-G segue o Decreto n.º 11.923, de 15 de fevereiro de 2024 e a Portaria Interministerial MEC/MRE nº7, de 4 de junho de 2024.

- A UFCSPA oferta vagas para todos os seus 16 cursos de graduação.

- A UFCSPA dispõe de Restaurante Universitário, mas não de Residência Estudantil.

Matrícula

- Período de matrícula: conforme calendário acadêmico.

- A relação de documentos necessários para efetivação da matrícula pode ser encontrada diretamente na sessão "Matrícula" do site do PEC-G.

Opções de auxílio para alunos PEC-G

Ampla concorrência

O aluno PEC-G poderá concorrer a auxílios estudantis disponibilizados para todos os estudantes da UFCSPA. Maiores informações podem ser encontradas na página da Coordenação de Assuntos Estudantis.

Auxílios específicos para alunos PEC-G

Bolsa Mérito: a Bolsa Mérito é concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico excepcional. O benefício, no valor de R$ 622,00 por mês, é concedido por um período de 6 meses. Os Editais são abertos pela Divisão de Assuntos Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores.

Promisaes (Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior): oferece apoio financeiro no valor de R$ 622,00 por mês para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Para concorrer ao Promisaes, o estudante deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade. Os editais são abertos pela Universidade pelo menos uma vez no início do 1º semestre letivo do ano.