Nesta página, você encontrará as informações sobre como se candidatar aos diversos programas de mobilidade acadêmica oferecidos pela UFCSPA.

Conhecendo a UFCSPA

Para saber um pouco mais sobre a história de nossa Universidade, você pode acessar as informações em português e inglês.

Conheça também os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Universidade.

Quais são as oportunidades ofertadas pela UFCSPA?

A UFCSPA recebe estudantes estrangeiros para realizar mobilidade acadêmica por um semestre, para estágio ou para internato (exclusivo para estudantes de Medicina) em três modalidades:

  1. Programas de Mobilidade Acadêmica (cada programa tem seu regulamento específico);
  2. Acordos de cooperação entre a UFCSPA e uma instituição estrangeira;
  3. Mobilidade voluntária (exceto para mobilidade acadêmica com duração de um semestre). 

Estudantes que desejam realizar mobilidade voluntária na UFCSPA por um semestre devem contatar o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para mais informações sobre como proceder.

Clique aqui para acessar o nosso Fact Sheet 2024.

Como eu posso me candidatar a mobilidade acadêmica na UFCSPA? 

Para iniciar seu processo de candidatura a uma vaga de mobilidade acadêmica em cursos de graduação na UFCSPA, o estudante estrangeiro deve atentar aos prazos e seguir as instruções descritas abaixo.

Processo de candidatura

A candidatura para mobilidade acadêmica deverá ser encaminhada pela universidade de origem para o Escritório de Internacionalização da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), incluindo os seguintes documentos:

  1. Carta de apresentação da universidade de origem;
  2. Formulário de candidatura e termo de compromisso (documento no qual os futuros alunos concordam com as normas da UFCSPA e as condições de intercâmbio, conforme estabelecido pelos programas ou acordos aos quais a mobilidade está vinculada);
  3. Fotocópia do passaporte;
  4. Histórico escolar autenticado pela universidade de origem;
  5. Carta de motivação do estudante;
  6. Foto 3x4.

Prazos de submissão de candidaturas

  • 31 de maio (2º semestre letivo, que geralmente tem início no mês de agosto); 
  • 31 de outubro (1º semestre letivo do ano seguinte, que geralmente tem início no mês de março).

Como me inscrevo para mobilidade acadêmica em um programa de pós-graduação?

Entre em contato com a Coordenação de Mobilidade Acadêmica do Escritório de Internacionalização da UFCSPA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o curso de seu interesse e o período em que gostaria de estudar na UFCSPA.

O Escritório de Internacionalização entrará em contato com os professores e programas para verificar a disponibilidade de recebimento do candidato.

Outra opção é realizar a mobilidade através do Programa Move la América, da Capes. Você encontra mais informações sobre o programa aqui, e as vagas ofertadas pela UFCSPA aqui

Como posso me candidatar a um estágio? 

Entre em contato com a Coordenação de Mobilidade Acadêmica do Escritório de Internacionalização da UFCSPA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o curso/laboratório de seu interesse e o período em que deseja desenvolver seu estágio na UFCSPA.

O Escritório de Internacionalização entrará em contato com professores e programas para verificar a disponibilidade para receber o candidato.

Sou aluno internacional. Como posso me candidatar a uma eletiva no internato? 

A maior parte dos estágios acontece no hospital de ensino da UFCSPA, a Santa Casa de Misericórdia. O formulário de candidatura pode ser acessado aqui. Estão habilitados a realizar a candidatura os alunos de universidades que possuem acordo com a UFCSPA ou que participam de programas de mobilidade aos quais a UFCSPA é membro. Estudantes de instituições que não possuem acordo com a UFCSPA e não participam de programas de mobilidade aos quais a UFCSPA faz parte devem consultar vagas de estágio diretamente com o Hospital Santa Casa de Misericórdia mediante acesso e cadastro no site https://sge.santacasa.org.br/sign-in. Estudantes de instituições parceiras que não conseguirem vagas através da UFCSPA também podem tentar estágios diretamente com a Santa Casa. 

Como realizar a candidatura

1) Informe sua área e período de preferência para estágio, preenchendo e enviando o formulário com, no mínimo, três meses de antecedência.
2) Você receberá a informação da disponibilidade de vaga, via e-mail, até dois meses antes do início do estágio.
3) Após a confirmação de interesse na(s) vaga(s), o Escritório de Internacionalização lhe enviará as instruções de candidatura, assim como os documentos a serem encaminhados.
4) A confirmação do estágio se dará apenas quando do envio da carta de aceite ao estudante.

As eletivas devem durar, no mínimo, um e, no máximo, seis meses.

Veja a norma que regula a candidatura externa para estágios de internato clicando aqui.

Contatos

Coordenadora de Mobilidade Acadêmica: Prof. Dr. Marilene Porawski

Vice-Coordenadora de Mobilidade Acadêmica: Prof. Dr. Marilu Fiegenbaum

Vice-Coordenadora do Escritório de Internacionalização: Isabela Beraldi Esperandio

Bolsista de Apoio Técnico: Rodrigo Pasqualini Milagre

Estagiárias: Nathália Javier Lucena e Mariana Chala Oliveira

Fone: +55 51 3303-8863 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

FacebookEscritório de Internacionalização da Ufcspa

Instagram@einter.ufcspa

Endereço:

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245, prédio 1, sala 600c
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
90050-170