A Comissão de Ética (CE) da UFCSPA é um órgão de controle interno da universidade, sendo vinculado diretamente à Comissão de Ética Pública (CEP) do Governo Federal. É composta por três membros titulares, seus respectivos suplentes e um secretário-executivo, todos servidores públicos ocupantes de cargos efetivos designados pela autoridade máxima do órgão.  
 
A CE goza de autonomia em relação à administração da universidade. O Decreto 1.171, de 1994, determina que todo órgão vinculado direta ou indiretamente à Administração Pública Federal tenha a sua própria Comissão de Ética.
 
Dentro das instituições, este órgão tem como missão orientar e aconselhar seus membros, em todos os níveis hierárquicos, sobre a ética profissional, realizando, quando necessário, procedimentos investigatórios em relação a agentes públicos* que podem provocar a imputação de censura ética ou o encaminhamento da ação a outras instâncias, tais como a administração do órgão para a implantação de processo administrativo, ou mesmo para a Comissão de Ética Pública, o Ministério Público Federal ou a Controladoria Geral da União. 
 
A Comissão de Ética opera em sala própria, sendo esta localizada no número 518 do prédio 1 da UFCSPA. O órgão realiza reuniões mensais de caráter ordinário e pode realizar atividades em caráter extraordinário. Todas as deliberações da CE são tomadas após votação realizada pela maioria de seus membros. 
 
As atividades da CE devem ser realizadas de forma ágil e ética, mantendo sigilo durante a realização dos procedimentos e atuando de forma a preservar a honra e a imagem da pessoa investigada e a identidade do denunciante. Os membros da comissão devem atuar com independência e imparcialidade na apuração dos fatos. 
 
Além de apurar denúncias e aconselhar, a Comissão de Ética possui ainda um compromisso com a educação ética no órgão em que atua, realizando ações de informação e formação.
 
A Comissão de Ética pode ser contatada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou, pessoalmente, através de agendamento prévio. Denúncias anônimas sobre possíveis desvios éticos de agentes públicos* podem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..   
 
- -
Agente Público: De acordo com o Decreto Presidencial 1.171/1994, artigo XXIV: "Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado". 
 
Link: Comissão de Ética Pública da Presidência da República 

Composição

Titulares

  • Ana Rachel Salgado (presidente)
  • Jorge Amilton Höher (membro titular docente)
  • Maurício Alves Gomes (membro titular técnico-administrativo)

Suplentes 

  • Poliana Deyse Gurak (membro suplente docente)
  • Mônica Fernandes Rosa de Lima (membro suplente docente)
  • Isadora Farias dos Santos (membro suplente técnico-administrativo)

Secretária Executiva

  • Rita Stamer Neves

Capacitações realizadas pelos membros

As capacitações realizadas pelos membros da Comissão de Ética da UFCSPA são oferecidas pela Comissão de Ética Pública, que as recomenda a fim de contribuir para a divulgação e a promoção da ética, bem como para preparar os servidores para a atuação nos processos de apuração ética.
 
Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública
  • Ana Rachel Salgado (2021)