Logo NID

O Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) é um espaço permanente, de natureza interdisciplinar e institucional, ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). É composto por docentes, técnicos-administrativos e bolsistas de apoio técnico.

Quer saber quem compõe o NID?

Você pode verificar quem são os membros clicando aqui.

Como o NID pode ajudar?

O NID desenvolve suas atividades buscando a promoção de políticas e ações que efetivem a inclusão e a diversidade na comunidade da UFCSPA, colaborando com os processos de acesso, de permanência, de participação e de aprendizagem em todos os níveis, ambientes, relações e cotidianos da Universidade.

Confira os temas que envolvem essas ações e políticas:

Assuntos NID

Quando procurar o NID?

No Núcleo de Inclusão e Diversidade são acolhidas demandas relativas à inclusão de pessoas com deficiência, à diversidade de gênero, orientação sexual, raça/etnia, espiritualidade/religiosidade, entre outros marcadores sociais que gerem desigualdade.

O que o NID faz?

Implementação de políticas de inclusão e acessibilidade nos contextos de atuação da Universidade;

Conhecimento sobre as demandas da comunidade universitária no que tange a inclusão e a diversidade;

Desenvolvimento de ações para promover e garantir a equidade e o respeito às diferenças na comunidade acadêmica;

Promoção do acolhimento, a orientação e o acompanhamento de docentes, discentes e técnico-administrativos da UFCSPA no âmbito da inclusão e da diversidade;

Apoio às Coordenações de Curso e de Programas de Pós-graduação no acolhimento das pessoas com deficiência(s) e no contexto da diversidade;

Acolhimento das pessoas no contexto da inclusão e da diversidade, orientando-as quando necessário;

Oferta de subsídios para o desenvolvimento de ações que promovam a cultura da diversidade;

Recomendação de adaptação e aquisição de mobiliários e recursos didático-pedagógicos que contribuam para a efetivação da inclusão;

Participação de forma colaborativa das atividades e dos espaços institucionais que envolvam a temática da inclusão e da diversidade.

Contatos:
instagram: @nidufcspa