• Início das atividades: 2015
  • Forma de ingresso: SiSU
  • Grau: bacharelado
  • Modalidade: presencial
  • Regime de matrícula: semestral por disciplina
  • Turno: integral
  • Número de vagas: 40
  • Carga horária total: 3.350h
  • Carga horária total de extensão no currículo: 340h
  • Integralização curricular: 8 semestres (mínima: 8 semestres | máxima: 14 semestres)
  • Autorização: Resolução do CONSUN nº 26, de 10 de outubro de 2013
  • Portaria de reconhecimento: Portaria MEC/SESu nº 178, de 05 de março de 2021

Coordenação

  • Coordenador(a): Isabel Cristina Siqueira da Silva
  • Vice-coordenador(a): Cecília Dias Flores
  • Contatos: (51) 3303.8772 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Objetivos do Curso

Objetivo geral

O curso de Informática Biomédica tem por objetivo formar profissionais com competência nas áreas de Informática em Saúde e Bioinformática com um perfil crítico-reflexivo, pesquisador, demonstrando habilidades interdisciplinares, na medida em que consigam combinar diferentes áreas do conhecimento, dando a elas um tratamento computacional otimizado e com possibilidades de apoio a tomadas de decisões precisas.

Objetivos específicos

  • Formar profissionais das áreas da Informática em Saúde e Bioinformática, com compromisso ético e político, capazes de articular saberes e práticas científicas de modo contextualizado.
  • Formar profissionais que atendam as demandas e expectativas de mercado e da comunidade científica e que a elas respondam com competência, contribuindo para os processos de gestão e desenvolvimento de sistemas nas áreas Biológica e da Saúde.
  • Formar profissionais capazes de contribuir para a produção de conhecimento científico; de formular políticas públicas, projetos de gestão e intervenção na área da saúde, no que tange à tecnologia de informação e comunicação, bem como à inovação na área.
  • Integrar ensino, pesquisa e extensão, primando pela inovação e atendendo aos pressupostos de qualidade esperados nos meios acadêmicos, bem como dos demais segmentos da sociedade.
  • Organizar-se técnica, administrativa e academicamente para que o curso se consolide como uma graduação com referencial de excelência na área da tecnologia em saúde, tendo como pressuposto político-pedagógico a interface com a integralidade do ensino e da prática profissional da informática nos campos biológico e da saúde no âmbito da prática pública e privada, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje subsidia as políticas de atenção à saúde no Brasil.

Organização curricular

O curso ocorre nos turnos vespertino e noturno com duração de quatro anos, com ingressos anuais no primeiro semestre. A integralização do curso se dará no mínimo em quatro anos e no máximo em sete anos. O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e optativas, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, perfazendo um total de 3.350 horas. Nas atividades complementares, o aluno deverá realizar um total de 200 horas e, nas disciplinas optativas, um total de 180 horas. Para a integralização do currículo, o aluno deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias e apresentar, com aprovação, um trabalho de conclusão de curso avaliado por uma banca, bem como cumprir o mínimo de horas em atividades complementares.

O currículo proposto é desenvolvido através de atividades teóricas e práticas com conteúdos relacionados às duas áreas de atuação do curso de Informática Biomédica, a saber: Informática em Saúde e Bioinformática.

O Projeto Pedagógico do Curso de Informática Biomédica prevê a inserção do estudante em sua prática profissional desde o início do curso. Essa inserção será realizada a partir de aproximações sucessivas às atividades práticas, possibilitando a execução de tarefas de complexidade e responsabilidade crescentes. Busca-se, dessa forma, desenvolver a iniciativa, o espírito crítico, a criatividade e o conhecimento técnico do aluno, aprimorando a sua atuação a partir da articulação e integração dos conhecimentos e das habilidades.

O curso de Informática Biomédica propõe a integração curricular por meio de oito eixos:

  • Fundamentos de Matemática;
  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Fundamentos de Computação;
  • Tecnologia Computacional;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Conteúdos Curriculares específicos de cada Área de Atuação (sendo elas: Bioinformática e Informática em Saúde);
  • Eixo Integrador.

Estes eixos foram definidos pela natureza e características das disciplinas que os compõem e também pela forma como estão estabelecidas na Universidade. Os eixos estruturantes citados acima são desenvolvidos durante os semestres do curso, fazendo com que o aluno desenvolva as diferentes competências e habilidades necessárias ao longo de todo o curso.

Perfil do Ingressante no Curso

O curso de Informática Biomédica possui base interdisciplinar e espera-se atrair estudantes ingressantes com perfis e interesses diversificados, abrangendo desde as áreas de biociências às de computação. O público ingressante na graduação é constituído de estudantes oriundos de escolas públicas e privadas do Brasil. A UFCSPA utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção, desde a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ocorrida em 2010.

Paralelamente, a UFCSPA adota outras formas de ingresso, como a transferência voluntária (para discentes de outras instituições), a transferência interna (entre cursos da UFCSPA) e o ingresso de diplomados. Além disso, a UFCSPA oferece vagas para ingresso na graduação por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), uma cooperação educacional do governo brasileiro com outros países em desenvolvimento.

Perfil do Egresso do Curso

As Diretrizes Curriculares que fundamentam o curso de Informática Biomédica são basicamente os da Computação, onde o perfil do egresso pode ser dividido em três componentes: Aspectos Gerais, Técnicos e Ético-Sociais. Sendo assim, o egresso do curso de Informática Biomédica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA deverá apresentar as seguintes competências e habilidades gerais:

Aspectos Gerais

  • Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas à saúde;
  • Formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, bem como o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e de comunicação e expressão;
  • Preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte na área da tecnologia e inovação em saúde;
  • Conhecimento da língua inglesa; e
  • Conhecimento básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual.

Aspectos Técnicos

  • Processo de projeto para construção de soluções de problemas nas áreas da saúde e biológicas com base científica;
  • Especificação e modelagem de soluções computacionais para diversos tipos de problemas relacionados às áreas da saúde e biológicas;
  • Verificação, avaliação e validação da solução de um problema de forma efetiva;
  • Análise, projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas da saúde e biológicas; e
  • Critérios para seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa para as áreas da saúde e biológicas.

Aspectos Ético-Sociais

  • Respeitar os princípios éticos da área de computação e da saúde;
  • Implementar sistemas que visem melhorar as condições de trabalho dos usuários, sem causar danos ao meio-ambiente;
  • Facilitar o acesso e a disseminação do conhecimento nas áreas de computação, saúde e biológicas;
  • Ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

As atividades desses profissionais englobam: (a) a investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; (b) a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional para as áreas biológica e de saúde; e (c) o projeto e implementação de sistemas de computação nessas áreas.