
Início das atividades: 2010
Carga horária total: 4.710 horas
Modalidade: bacharelado
Turno: noturno*
Integralização: mínima 5 anos / máxima 8 anos
Vagas: 40
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
*Os cursos noturnos poderão incluir atividades diurnas, inclusive aos sábados.
Durante o curso
O curso de Farmácia da UFCSPA apresenta um caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, possibilitando a formação de um profissional que contemple as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde e o trabalho em equipe. O curso está estruturado para permitir ao aluno um desenvolvimento coerente e gradual, garantindo a complexidade da formação profissional, aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o conhecimento ético-técnico-cultural.
A matriz curricular do Curso de Farmácia prevê o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, incluindo a pesquisa, gestão e empreendedorismo e as seguintes ciências, de forma integrada e interdisciplinar: Ciências Humanas e sociais aplicadas, ética e bioética; Ciências Exatas, contemplando os campos das ciências químicas, físicas, matemáticas, estatísticas e de tecnologia de informação, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Farmacêuticas.
Estes são desenvolvidos por meio de atividades teóricas, teórico-práticas, práticas, estágios curriculares obrigatórios, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, de maneira contextualizada.
Depois da formatura
O farmacêutico formado pela UFCSPA será capaz de atuar em diferentes áreas de saúde, orientadas para as necessidades de saúde individuais ou coletivas. Atuará na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde desenvolvendo atividades nas áreas de assistência farmacêutica; atenção farmacêutica; análises clínicas e toxicológicas; farmácia clínica; farmácia hospitalar; farmácia de manipulação; farmácia veterinária; farmacovigilância; indústria de farmoquímicos, de medicamentos, de cosméticos e de saneantes; pesquisa clínica; planejamento, desenvolvimento produção e controle de fármacos, medicamentos e cosméticos; saúde estética, vigilância em saúde, entre outras.





