Acesso restrito

Ferramenta usada para obtenção de respostas clínicas. O conteúdo é escrito por uma equipe de excelência mundial que sintetiza as evidências e fornece análise objetiva e orientação detalhada para auxiliar o processo de tomada de decisão clínica.

 Formas de acesso:

  • Na UFCSPA (rede de Wifi e computadores institucionais): basta acessar: www.dynamed.com
  • Fora da UFCSPA (acesso remoto):  entrar em contato com a Biblioteca em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar o link de acesso remoto e orientações para o seu credenciamento

Portal de Periódicos CAPES/MEC


Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza acesso a periódicos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual, entre outros recursos.

Tutorial de acesso remoto (via CAFe) ao Portal da CAPES:
https://www.ufcspa.edu.br/documentos/biblioteca/tut-capes-cafe.pdf
Todas as bases de dados a seguir podem ser acessadas pela opção “Buscar Base“ no Portal do CAPES.

 

 
Primal Pictures Interactive Anatomy é uma base de dados que disponibiliza imagens tridimensionais detalhadas do corpo humano, as quais é permitido, em sua maioria, que sejam movimentadas, permitindo a observação das diferentes estruturas em diferentes ângulos. Contém fotos, vídeos, textos, imagens de ressonância magnética e tomografias, questionários, simuladores de provas, entre outros recursos para o estudo da anatomia e fisiologia humana.
 
 
  

A CINAHL with Full Text é a base de dados disponibilizada pela EBSCO que indexa documentos acadêmicos dirigidos a enfermeiros e diversos outros profissionais da saúde, com cobertura de títulos publicados desde 1937. Fornece o texto completo de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações em enfermagem, artigos de anais de eventos e materiais audiovisuais.

 

 

Base de dados com informações científicas nas áreas biomédica e de farmacologia, possui recursos que possibilitam a busca por medicamento, doença e dispositivo médico, utilizada em revisões sistemáticas, possui o recurso “PICO Search”, através da qual é permitido ao usuário realizar uma busca com base nos aspectos da estratégia PICO,  por paciente, intervenção, entre outros.

 

 

Base de dados com informações científicas nas áreas biomédica e de farmacologia, possui recursos que possibilitam a busca por medicamento, doença e dispositivo médico. Sua ferramenta é especialmente utilizada em revisões sistemáticas, pois possui o formulário de buscas “PICO Search”, através da qual é permitido ao usuário realizar uma busca com base nos aspectos da estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcome [desfecho]), metodologia bastante utilizada na prática baseada em evidências (PBE).

 

 

EBSCOhost - Pesquisa artigos com texto completo em Ciências da Saúde e outras áreas do conhecimento. Possui recursos extras, como banco de dados de imagens, consulta a perfil de pesquisadores, entre outros.

 

 

A PsycINFO (APA) é a principal base de dados em psicologia existente no mundo, cobrindo praticamente toda a literatura disponível da área e, também, nos seguintes temas: psiquiatria, educação e ciências sociais.

 

 

A ScienceDirect contém artigos de mais de 3.800 diários e mais de 37.000 títulos de livros, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. Os artigos também possuem links incorporados para conjuntos de dados externos, como Scopus®, PANGEA ® e Reaxys®. Combinando esses extras de conteúdo com o texto de cada artigo e se obterá uma compreensão completa do panorama da informação antes de avançar seu trabalho. Estão disponíveis publicações cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

 

 

O Scopus é uma base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet. Indexa mais de 21.500 periódicos, de 5 mil editores internacionais, além de outros documentos. 

 

 

A Web of Science é uma base de dados referencial multidisciplinar que indexa os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui mais de 9.000 periódicos indexados.

 

Acesso gratuito

O Portal SBE fornece acesso rápido a publicações atuais e sistematicamente revisadas na área das Ciências da Saúde. Conteúdo disponível aos profissionais de saúde registrados no respectivo Conselho Profissional.

 

Biblioteca Virtual em Saúde - Portal que reúne bases de dados na área da saúde, como MEDLINE, LILACS, Biblioteca Cochrane, SciELO, principalmente. Oferece também acesso ao DeCS - Terminologia em Saúde e ao Catálogo Coletivo de Revistas, dentre outros recursos.

 

 

Base de dados especializada em ciências biomédicas e ciências da vida. Indexa a literatura nas áreas de ciências biológicas, enfermagem, odontologia, medicina, medicina veterinária e saúde pública. Apresenta resumos de artigos de periódicos científicos e, em alguns casos, o artigo na íntegra.

 

 

SciELO - Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção.

 

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Acesso a dissertações e teses brasileiras com o texto completo na maioria dos casos.

 

 

Biblioteca de Teses e Dissertações da Capes - Acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país.

Directory of Open Access Journals - Acesso a artigos de periódicos em texto completo.

 

 

LivRe - Portal desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).

 

 

BVS Psicologia Brasil - Portal que reúne informações na área de Psicologia, como bases bibliográficas, bases em texto completo, videoteca digital, livros eletrônicos, dentre outros recursos.

 

 

FreeBooks4Doctors - Acesso gratuito ao texto completo de nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas.

 

 

OpenStaxCNX - Contém objetos de aprendizagem que abrangem várias áreas do conhecimento, inclusive na médica em todos os níveis.

 

 

A World Library of Science é um recurso desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Macmillan Science and Education que disponibiliza vídeos, áudios, e-books e centenas de artigos revisados por pares que usam texto, imagens, ilustrações e animações para o ensino de ciências.

  

 

O Global Index Medicus (GIM) dá acesso à literatura mundial nas áreas de biomedicina e saúde pública produzida pelos (e no contexto dos) países de baixa-média renda. O principal objetivo é aumentar a visibilidade e o uso desse importante conjunto de recursos. As informações são coletadas e organizadas pelas Bibliotecas dos escritórios regionais da OMS numa plataforma central que permite a recuperação da informação em forma bibliográfica e/ou em texto completo.

 

 Trip Medical Database

Ferramenta de busca de evidências em pesquisa clínica que oferece, entre outros, o formulário de busca "PICO" (Population, Intervention, Comparison, Outcome), metodologia utilizada para construção de questões de pesquisa para busca bibliográfica de evidências clínicas que tornam muito mais fáceis as revisões na literatura biomédica.  Além de evidências de pesquisa, seu conteúdo abrange outros tipos de conteúdo, incluindo imagens, vídeos, folhetos de informações do paciente, cursos educacionais e notícias. Acesso livre para pesquisa básica e mais recursos disponíveis com acesso controlado e pago.

 

 

Base de Dados de Enfermagem - BDENF - Base BIREME/OPAS-OMS da produção científica de enfermagem.

 

 

BioMed Central Journals - Base de publicações científicas de sociedades científicas e grupos profissionais em ciência, tecnologia e medicina. (Open access journals).

 

 

Coursera - Tecnologia educacional, oferece cursos on-line gratuitos em parceria com mais de 60 universidades renomadas de todo o mundo. Possui vídeos, enquetes e fóruns colaborativos em várias disciplinas, como administração, medicina, ciências sociais, literatura, matemática e ciência da computação, entre outros.

 

 

Cursos Abertos Einstein - Plataforma de cursos on-line gratuitos na área de saúde do Hospital Albert Einstein, para capacitação profissional de médicos e enfermeiros, ministrados pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

 

 

DART-Europe E-theses Portal - Base para pesquisa de Teses e Dissertações das universidades europeias.

 

 

edX - Plataforma criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology). Oferece cursos livres e gratuitos em todas as áreas do conhecimento. 

 

 

Images from the History of Medicine - Fornece acesso a milhares de imagens e fotografias da coleção da History of Medicine Division (HMD) da U.S. National Library of Medicine (NLM). Ilustra aspectos sociais e históricos da medicina. 

 

 

PEDro - Physiotherapy Evidence Database - Base de dados em evidências em fisioterapia, com mais de 18.000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia.

 

 

PLoS Biology (Public Library of Science) - Artigos em todas as áreas das ciências biológicas, incluindo áreas afins, química, medicina e matemática.

 

 

PLoS Computational Biology (Public Library of Science) - Periódico de acesso aberto, possui obras que ajudam na compreensão dos sistemas vivos em todas as escalas, através da aplicação de métodos computacionais.

 

 

PLoS Genetics (Public Library of Science) - Periódico de acesso aberto na área da biologia, em especial sobre genética e áreas afins.

 

 

PLoS Medicine (Public Library of Science) - Periódicos na área médica, publica estudos originais sobre a saúde humana e doenças.

 

 

PLoS ONE (Public Library of Science) - Periódico de acesso aberto e interativo de investigação científica e médica com revisão de pares (peer-reviewed).

 

 

TOXNET - Toxicology and Environmental Health - Coleção de bases de dados nas áreas de química, toxicologia e saúde ambiental.

 

  

UNESCO Institute for Statistics - Dados estatísticos e análises nos campos da educação, ciência e tecnologia, cultura e comunicação que incluem resumos estatísticos; investigação e análise; guias metodológicos e classificações internacionais.

 

 

Veduca - Vídeos de disciplinas e cursos on-line gratuitos, de mais de 20 universidades renomadas, como USP, UnB, Unicamp, Harvard, MIT e muito mais, em 21 áreas do conhecimento. Necessário que o computador tenha acesso ao YouTube.

 

 

Free Medical Journals - Revistas médicas da Ciências da Saúde, com texto completo.

 

 

arXiv.org - Disponibiliza artigos científicos nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.