Presente há quase 60 anos na vida dos gaúchos e dos brasileiros, a UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre é uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, consolidada nas atividades de atenção integral à saúde. Uma importante instituição que ressignifica e qualifica a vida de milhares de pessoas, ao produzir conhecimento, formar e entregar à comunidade inúmeros profissionais de excelência, por meio de 16 cursos de graduação, 64 programas de Residência Médica, quatro de Residência Multiprofissional, nove cursos de Especialização e 12 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Temos conceito máximo na avaliação do Ministério de Educação (MEC), sendo a melhor universidade em nível de graduação no Brasil e a segunda melhor universidade do Rio Grande do Sul. No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, a nota média dos nossos Programas de Pós-Graduação é de 3,58 (CAPES).

                   

 

Nosso quadro de servidores docentes é composto por 339 doutores, 26 mestres e 8 especialistas. Na mesma perspectiva, o grupo de servidores técnico-administrativos são compostos por sete doutores, 30 mestres, 87 especialistas, 54 com nível de graduação e 29 pessoas com ensino médio. Corpo funcional com elevado índice de competência teórico-técnica que constrói a excelência dos nossos processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Cerca de 2.500 estudantes estão matriculados em nossos 16 cursos de graduação. Já nos Programas de Pós-Graduação, estão matriculados nos cursos de mestrado 590 estudantes, nos cursos de doutorado 224, na Residência Médica 334, na Residência Multiprofissional 47 e nos cursos de especialização, modalidade EaD e presencial, mais de 1500 estudantes. Contingente significativo para a expansão da pesquisa nas Ciências da Saúde.

Localizada no Centro Histórico da capital dos gaúchos, Porto Alegre, nosso campus dispõe de uma estrutura predial com salas de aula climatizadas e com equipamentos multimídia, além de laboratórios instrumentados, equipados e atualizados em conformidade com as necessidades dos cursos de graduação e de pós-graduação. Dispõe também, de espaços para convivência acadêmica e para alimentação.

Com um corpo de servidores docentes e técnico-administrativos altamente qualificados, infraestrutura física e acadêmica adjetivadas, nossa Universidade consegue cumprir com sua missão institucional:

Produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais da área das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social”.

Ao passo de também alcançar sua visão institucional:

Ser instituição inovadora e inclusiva, referência nacional no ensino na saúde e produtora de conhecimento de impacto internacional".

Sendo modelo de excelência tendo como base, princípios institucionais:

  1. Compromisso com o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e socioeconômico do país;
  2. Defesa da vida, dos direitos humanos, da solidariedade e da cultura da paz;
  3. Respeito à diversidade e ao pluralismo;
  4. Liberdade de expressão, de criação, de difusão e de socialização do saber;
  5. Orientação humanística e contribuição para o exercício pleno da cidadania;
  6. Compromisso com a sustentabilidade;
  7. Comprometimento com o combate às iniquidades na formação do profissional da saúde;
  8. Compromisso com a defesa de um sistema de saúde público, universal, gratuito e de qualidade.

 E valores institucionais:

  1. Colaboração;
  2. Eficiência de gestão;
  3. Equidade;
  4. Excelência;
  5. Inclusão social;
  6. Integridade e conduta ética;
  7. Respeito;
  8. Responsabilidade social e ambiental;
  9. Transparência nas ações;
  10. Valorização das pessoas.

Sólidos e coerentes com o pressuposto da UFCSPA: a atenção integral à saúde.