Em atendimento ao Decreto n° 10.779, de 25 de agosto de 2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal.

 

À Divisão de Gestão Ambiental - DGA compete monitorar as metas e ações previstas no Plano Diretor de Logística Sustentável da UFCSPA, incentivar ações, projetos e programas de educação ambiental, implementar a Gestão de Resíduos sólidos da UFCSPA, elaborar e monitorar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS da UFCSPA, auxiliar na elaboração do estudo técnico e termo de referência para contratação de empresa para coleta de resíduos sólidos perigosos, auxiliar com contratos, convênios e parcerias para coleta de pilhas, eletrônicos, óleos e demais resíduos que a UFCSPA julgue pertinente e auxiliar a comunidade acadêmica nas demandas e questionamentos sobre gestão ambiental.

A DGA está vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD, sob supervisão do Pró-Reitor Magno Carvalho de Oliveira.

Membros

  • Charise Alexandra Fonseca de Mesquita - Membro Colaborador;
  • Claudia Giuliano Bica - Membro Efetivo;
  • Cristiane Bolina da Cunha - Membro Colaborador;
  • Fernanda Corte Real Correa - Membro Efetivo;
  • Juliana Maria Forain Miolo Schneider;
  • Laise Costa Borba - Coordenadora e Fiscal Técnica do Contrato de Resíduos Perigosos;
  • Melissa Medeiros Markoski - Membro Efetivo;
  • Milena Meyrer da Silveira - Vice-Coordenadora e Fiscal Técnica Adjunta do Contrato de Resíduos Perigosos;
  • Monice Santana dos Santos - Membro Efetivo;
  • Morgana De Marco - Membro Efetivo;
  • Thiago Tepasse de Brum - Bolsista.

Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS)

Relatório de Monitoramento Anual do PLS

Política de Resíduos Sólidos da UFCSPA (PRS UFCSPA)

Normas e Legislação

  • Cartilha Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
  • Decreto nº 7746/2012: regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP.
  • Instrução normativa nº 01/2010 SLTI/MPOG: dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
  • Portaria nº 370/2015 MEC: determina que os órgãos e unidades da administração direta do Ministério da Educação engendrem esforços para o desenvolvimento de ações destinadas à melhoria da eficiência no uso racional dos recursos públicos relativos ao consumo de água e energia.
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos: Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
  • Política Estadual de Resíduos Sólidos: Esta Lei institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
  • Política Municipal de Resíduos Sólidos de Porto Alegre: Institui a Política Municipal Resíduos Sólidos de Porto Alegre - PMRS-POA.
  • RDC Nº 222/2018: Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.
  • Lista Brasileira de Resíduos Sólidos - IBAMA: https://www.ibama.gov.br/phocadownload/emissoeseresiduos/residuos/ibama-lista-brasileira-de-residuos-solidos.xls

Materiais para download

  • O Caminho das Águas: Informações sobre a água, o tratamento e os cuidados.
  • Identificação RSS: Material de identificação dos RSS (A, B e E).
  • Instrução: Instruções para o preenchimento do rótulo padrão de identificação dos resíduos perigosos laboratoriais.
  • Rótulo 2025: Rótulos para identificação de resíduos gerados.

Contato

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Disruption

“Esta é a história do tempo único em que vivemos. Estamos passando por uma época de momentos de ruptura e mudanças sociais e planetárias rápidas. Somos a primeira geração a sentir os impactos de perturbação climática e a última a poder fazer algo a respeito. O filme estende o assunto para além do impacto climático e faz um chamado convincente para ações fortes o bastante para construir um futuro de energia limpa.”

Erin Brockovich

“O filme é uma dramatização da história real deErin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E). O filme foi um enorme sucesso de bilheteria, e as revisões dos críticos foram altamente positivos.”

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

“O filme é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as plateias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.”

Live after people

No filme, cientistas, engenheiros e outros especialistas especulam sobre o que a Terra se tornaria se a humanidade imediatamente desaparecesse. O que restaria? O que aconteceria com os ecossistemas? Quais lembranças do nosso mundo industrializado sobreviveria? O que pereceria antes?

Lorax

O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo.

Plasticized

Plasticized coloca o expectador a bordo de uma expedição transatlântica, como alguém da tripulação, revelando a nada bonita evidência de que as pegadas humanas atingiram cada canto do planeta, até mesmo aqueles em que nós não estivemos.

Story of Stuff

Em um filme de 20 minutor, o filme é um olhar recheado em fatos dos nossos padrões de produção e consumo. A História da Coisas expõe as conexões entre um grande número de assuntos ambientais e socais e nos convida a, juntos, criamos um mundo mais sustentável e justo. 

 

Blitz Separação de Resíduos

Clique para acessar as imagens

 

Curso de Separação e Descarte de Resíduos

Clique para acessar as imagens

 

Placas

Clique para acessar as imagens

 

Doação de banners e posters

  • Posters de trabalho e banners promocionais foram recolhidos e doados para confecção de bolsas e sacolas.
  • Total: 95 lonas

 

Palestra em comemoração a semana do meio ambiente

Em junho de 2014, foi proferida a palestra “Aquecimento global, meio ambiente e saúde – O que sabemos, o que tememos e o que podemos fazer?” pelo Dr. Eduardo Forneck (biólogo, doutor em ecologia, professor de graduação e pós-graduação na Unilasalle). O evento foi gratuito e aberto à comunidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

 

Exibição do filme “Uma Verdade Inconveniente” no Cine Meio Ambiente

 

Em março de 2011, entre a programação do Cine Meio Ambiente foi exibido o filme “Uma verdade Inconveniente”, dirigido por Davis Guggenheim.  O documentário expõe as conseqüências do aquecimento global a partir da campanha de conscientização feita pelo ambientalista e ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore. 

 

Criação da “Estação de Coleta de Resíduos” 

 

Para auxiliar no descarte de materiais especiais como lâmpadas, medicamentos, pilhas, baterias, materiais eletrônicos e óleo de cozinha, a UFCSPA disponibiliza para a comunidade, desde 2010, uma Estação de Coleta destes Resíduos. O material coletado é recolhido por uma empresa especializada, para sua destinação adequada.

 

Semana do Meio Ambiente

 

Em junho de 2010, foi organizado o II Ciclo de Atividades sobre Saúde e Meio Ambiente.  A programação do evento contemplou palestras, exibição de documentário (“O legado Lutzenberger”), curso sobre plantas medicinais e exposição fotográfica.

 

Hora do Planeta

Dia 26 de março de 2011, a UFCSPA participou, pelo segundo ano consecutivo, da Hora do Planeta. Durante sessenta minutos, das 20h30 às 21h30, governos, empresas e a população mundial apagam as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.116 cidades de 128 países integraram o ato. A promoção é da Rede World Wide Fund for Nature (WWF), "Fundo mundial para a vida selvagem e natureza”.