Há 60 anos, a Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre iniciou a trajetória histórica da UFCSPA. No dia 22 de março de 1961, nascemos. Dezenove anos depois, em 11 de dezembro de 1980, crescemos e nos tornamos Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Mas, foi em 11 de janeiro de 2008, que nos tornamos a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Em 2021, celebraremos o nosso sexagésimo aniversário e, durante todo o ano, iremos recuperar histórias de pessoas e instituições parceiras que ajudaram, ao longo dessas seis décadas, a tornar a UFCSPA uma universidade de excelência.

Para iniciar nossas comemorações, ao passo de também celebrar e refletir o Dia Internacional da Mulher,  queremos convidá-la a participar da Campanha “Sua história faz parte da nossa. Juntas, somos UFCSPA”. Uma ação institucional que objetiva destacar a participação das mulheres no desenvolvimento histórico da nossa Universidade.

Deste modo, para participar da nossa Campanha, envie para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., um breve relato ou depoimento - em texto ou vídeo - apresentando sua trajetória de vida, pessoal e profissional (e seu protagonismo enquanto mulher), e o quanto a UFCSPA (seja como Faculdade Católica ou Fundação Faculdade Federal) significou ou significa para a sua história. Junto ao depoimento, enviar uma foto sua trabalhando, com sua família ou da época em que era aluna (funcionária ou servidora quando for o caso) da Instituição.

Sua participação é muito importante para nós. Afinal, sua história faz parte da nossa.

Juntas, somos UFCSPA.

Depoimentos