Química

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Professora Associada II da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tenho experiência na área de química analítica, com ênfase em análises químicas e tratamento de efluentes. Atuo como orientadora/colaboradora de projetos de iniciação à docência nos seguintes temas: O uso do hibridismo tecnológico digital e metodologias inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química, Aplicação de novas ferramentas para melhoria do ensino e aprendizagem em disciplinas das áreas industrial, química e ambiental da UFCSPA e Criação de novos objetos de aprendizagem: uma perspectiva criativa e inclusiva para a disciplina de micologia química. Como atividades de extensão cito os projetos com foco em meio ambiente e ensino : aproveitamento de resíduos sólidos gerados pelas comunidades da distrital zona norte /Eixo Baltazar com vistas à sustentabilidade (PROBEXT 2015),Tipagem sanguínea e incentivo à doação de sangue, Tecnologias sustentáveis de tingimento de tecidos visando à inclusão de jovens (IMIGRANTES/BRASILEIROS) em situação de vulnerabilidade, utilizando estratégias de economia popular solidária com vistas à geração de renda, Desenvolvimento e construção de jogos pedagógicos para o ensino de línguas para crianças brasileiras e imigrantes radicados em Porto Alegre: cultura maker inclusiva e PodChem :Falando sobre Química e Ciência para a Promoção da Autonomia e do Senso Crítico. Dentro dos projetos de pesquisa coordeno os projetos: Síntese e Caracterização das Nanopartículas de Sílica Funcionalizadas para o Estudo de Liberação Controlada In Vitro dos Fármacos Antitumorais: Doxorrubicina e Mitoxantrona, Transformando resíduos de alimentos em moda sustentável: Tingimento natural em tecidos com baixo impacto no meio ambiente e na saúde, inspirando o consumo consciente através do slow fashion e Aspectos Físico -Químicos e Toxicológicos em Produtos Utilizados para alisamento Capilar Contendo Formol. No segmento de empreendedorismo atuei professora orientadora da Empresa Junior ChemSul, vinculada ao curso de química medicinal 2020 a 2022.

Doutor em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2013)

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Física aplicada pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência nas áreas de Biologia Estrutural, Cristalografia de Proteínas, Modelagem Molecular e Química Computacional. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e leciona disciplinas nas áreas de Físico-Química e Biologia Estrutural.

Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016)

Possui graduação em Química - Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo - RS com estágio realizado no Laboratório de Cromatografia do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Laboratório de Cromatografia e Absorção Atômica. Realizou doutorado sanduíche (06/2015 - 06/2016) na Iowa State University - USA sob supervisão do Dr. Jared Anderson. Realizou estágio pós-doutoral no Laboratório de Cromatografia e Absorção Atômica da UFSC (11/2016 - 05/2018). É professor Adjunto na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atuou nos cargos de Coordenador do Curso de Toxicologia Analítica (2021-2022), Vice-Chefe do Departamento de Farmacociências (2019 - 2022) e Coordenador da Central Analítica da UFCSPA (2019-2023) . Líder do Grupo de Estudos em Preparo de Amostras e Cromatografia (GEPAC). Tem experiência na área de Química Analítica nos seguintes temas: cromatografia líquida, cromatografia gasosa, técnicas de microextração no preparo de amostras (ambientais, biológicas e de alimentos) para análises cromatográficas e utilização de materiais sustentáveis (solventes e sorventes) em técnicas de preparo de amostras.

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Juliana M. F. M. Schneider é professora adjunta do Departamento de Farmacociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica/Síntese Orgânica.

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010)

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atuou como pesquisadora colaboradora no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas da Unicamp (2010-2013). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em síntese orgânica e estudo de mecanismos de reações orgânicas utilizando espectrometria de massas. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Farmacociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019)

Professora Adjunta no Departamento de Farmacociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Graduada em Química Bacharel pela Universidade de Passo Fundo (2012), Mestra (2015) e Doutora (2019) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi pesquisadora em nível de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS trabalhando na área de arquitetura de nanomateriais combinada com manufatura aditiva (impressão 3D) para customização de formulações farmacêuticas. Atualmente trabalha na síntese de materiais inorgânicos nanoestruturados aliados à impressão 3D para design de sistemas antimicrobianos e de liberação controlada de fármacos. Possui interesses que envolvem as áreas de Química de Materiais e Química Inorgânica.

Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014)

Sou farmacêutico, formado pela UFRGS e mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em síntese de fármacos formado pela mesma universidade com orientação da Profa Dra Vera Lucia Eifler Lima. Também possuo o título de doutor em química pela UFSC com ênfase em síntese orgânica orientado pelo Prof. Dr. Antonio Luiz Braga. Tenho interesse e experiência em síntese de pequenas moléculas de interesse farmacológico, trabalhando principalmente com síntese de heterociclos e compostos organoselênio. No âmbito farmacológico tenho experiência no desenvolvimento de candidatos à fármaco antileishmaniose, antitumorais e que atuem como agentes multi-alvo para o tratamento da doença de Alzheimer. Atualmente ocupo o cargo de professor no departamento de farmacociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2009)

Possui graduação em Química Industrial (2003), mestrado em Química (síntese orgânica - 2005) e doutorado em Química (síntese orgânica - 2009), todos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou estágio pós-doutoral em síntese orgânica no departamento de química orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2011). É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) desde 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise micelar, heterociclos halogenados, síntese convergente e síntese altamente quimiosseletiva. Atualmente, também trabalha com fabricação digital de objetos para uso pedagógico e andragógico. Também colabora em projetos para a fabricação de dispositivos médicos utilizando, principalmente, impressão 3D e corte a laser. Na extensão, coordena um projeto de divulgação científica que aborda assuntos de interesse geral sob a perspectiva científica e ancestral, no formato de podcast, o PodChem. Por último, mas MAIS IMPORTANTE, é mãe da Clarice e do Lucas desde 2015.

Doutora em Drug Delivery pela University College Dublin (2013)

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Drug Delivery pela University College Dublin (2013) em cooperação com a empresa Sigmoid Pharma dentro do convênio Irish Drug Delivery Network. Atualmente é professora adjunta C1 na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atuando no Departamento de Farmacociências na área de Química Geral e Físico-Química. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Biociências da UFCSPA. Tem experiência na área de Química de coloides, principalmente em desenvolvimento, caracterização e aplicação de emulsões, microemulsões e nanossistemas contendo peptídeos com potencial aplicação terapêutica, polímeros para tratamento de água e efluentes, bem como sistemas sol-gel à base de sílica.

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016)

Graduado em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Mestrado em Química na área de concentração de Química Teórica (UFRGS - 2012) e Doutorado em Química também na área de Química Teórica (UFRGS - 2016) com um período sanduíche (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, CAPES) no Max-Planck Institute for Polymer Research no grupo de pesquisa de Teoria de Polímeros do Prof. Kurt Kremer, grupo no qual mantém colaboração desde então. Pós-doutorado no Instituto Charles Sadron em um projeto em parceria com a empresa L'Oreal de Paris e o centro de super computação CCRT (Computing Center for Research and Technology). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atuando nas áreas de Química de Materiais e Química Teórica (simulações das interações de fármacos e o DNA, simulações de polímeros em solução e membranas).