Pediatria

Doutora em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001)

Cristina Helena Targa Ferreira, médica, concluiu o doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002. Atualmente é Professora Adjunta de Pediatria (Gastroenterologia) da UFCSPA, Presidente da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Possui titulo de especialista em Pediatria, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Hepatologia. Atua nas áreas de Gastroenterologia, Endoscopia e Hepatologia Pediátricas e Transplante Hepático Infantil.

 

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, membro titular do consun da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, membro suplente da comgrad da medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, membro titular do consepe da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, membro cpog da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, chefe do departamento de pediatria da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e suplente na comgrad na fonoaudiologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, neurologia infantil, cefaléia, neurologia e epilepsia pediátrica.

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1975) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente é Professor titular de Pediatria da Universidade Federal de Ciencias da Saúde de Porto Alegre, e responsável por disciplina de Doenças Respiratórias do Curso de Pós-Graduação de Medicina - Pediatria da Universidade Federal do Rio rande do Sul, orientador do Curso de pós graduação de saúde da criança e do adolescente da UFCSPA,. Faz parte do corpo docente do curso de pós graduação em Medicina/pneumologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia Pediátrica , atuando principalmente nos seguintes temas: asma, bronquiolite obliterante, pneumonia , derrames pleurais, bronquiectasias e bronquiolite viral aguda.

 

 

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

Médico Neurologista Infantil e Neurofisiologista Clínico. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Residência Médica em Pediatria (2012) e Neurologia Infantil (2014) realizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS, obtendo Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria - Associação Médica Brasileira (2013) e Título de Especialista em Neurologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria / Academia Brasileira de Neurologia - Associação Médica Brasileira (2014). Realizou Capacitação em Eletroencefalografia e Epilepsia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2015), obtendo Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica - Associação Médica Brasileira (2017). Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Saúde da Criança e do Adolescente - UFRGS com ênfase em Autismo. Médico da Unidade de Neurologia Infantil - HCPA/UFRGS.

 

 

Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente, é professora de neonatologia da UFCSPA e neonatologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. É pesquisadora na área de neonatologia, com ênfase em nutrição neonatal e aleitamento materno de prematuros. Coordena o Programa de Extensão Ciência na Maternidade e o Podcast ?A Incubadora?, trabalhando com a incorporação de mídias digitais no ensino médico e na comunicação científica.

 

Doutor em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). , residência em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2000), residência em Neonatologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Mestre em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Doutor em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Professor permanente do PPG de Pediatria e Coordenador do Programa de Residência Médica em Neonatologia do Hospital Santa Clara. Supervisor Médico da UTI Neonatal do Hospital Santa Clara, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atuando principalmente nos seguintes temas: neonatologia - surfactantes e aspiração de mecônio e interesse em imunidade dos prematuros, aleitamento materno e fatores que interferem na progressão alimentar de prematuros.

 

 

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1985), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Foi chefe de serviço de Emergência Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio no período de 1999 até 2017, Atualmente ainda executa a coordenação de ensino e assistência dentro da mesma Unidade. É professor adjunto do Departamento de Pediatria da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atividade que desempenha desde 1998 e da Escola de Medicina da PUCRS (Professor Adjunto de Pediatria) desde agosto de 2020. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA. Foi Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Vento por mais de dez anos e Coordenador Adjunto do CEP do Hospital da Criança Santo Antônio - Irmandade Santa Casa De Misericórdia de Porto Alegre. Tem participado de projetos vinculados ao PROADI-SUS como Coordenador Técnico, merecendo citação os Projetos de Qualificação e Educação dos CEPs, vinculados a CONEP e ao Hospital Moinhos de Vento (HMV). É sócio fundador da SLEPE (Sociedade Latino Americana de Emergência Pediátrica). É Presidente do Departamento de Emergência da Sociedade Brasileira de Pediatria e atual Presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). No campo da pesquisa suas linhas preferenciais são: doença respiratória infantil, emergência pediátrica e poluição ambiental.

 

 

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Medicina Pediatria e Saude da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente atua como médica do Hospital da Criança Santo Antônio e professora na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, tutoria, terapia intensiva pediátrica, crianças.