Informática Biomédica

Doutora em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012)

É Professora Associada do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Ciência da Computação pela PUCRS (2012), com período sanduíche no ICMC-USP (2008-2009) e na Newcastle University, UK (2010-2011); Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2007); e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Feevale (2006). Suas áreas de pesquisa estão focadas, principalmente, em banco de dados e inteligência artificial, especialmente com foco em mineração de dados, mineração de textos, processamento de linguagem natural, sistemas inteligentes e aplicações em bioinformática.

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010)

Possui graduação (2003) em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), mestrado (2005) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado (2010) em Engenharia Elétrica pela mesma instituição, com estágio doutoral (período sanduíche) na Université catholique de Louvain (UCL). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de sinais biomédicos, interface cérebro computador (BCI) e processamento de imagens. Atualmente é professora associada nível I do Departamento de Ciências Exatas, Sociais e Aplicadas (DECESA), e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (PPGTIGSaúde) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2016)
Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (1995); Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999); Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2016; linha de pesquisa: educação e informática em saúde); Especialização em Educação a Distância (SENAC EaD/RS - 2008) e Especialização em Informática em Saúde (UNIFESP - 2016). É professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA) (Ingresso em 2004). Atualmente, é regente das disciplinas de Informática e Saúde para diversos cursos da graduação e Informática em Enfermagem. Atua junto ao Núcleo de Educação a Distância da UFCSPA desde 2009. Atuou junto a Comissão de Extensão (2013-2018) e a Comissão Própria de Avaliação.

Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)
Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período na Universidade de Lisboa/Portugal, e Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Associado IV na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, tendo pesquisas focadas na aplicação de Inteligência Artificial no contexto da Educação e Saúde. Orienta temas relacionados com sistemas tutores inteligentes, sistemas de apoio a decisão baseados em métodos de raciocínio sob condições de incerteza, ontologias, objetos de aprendizagem, jogos sérios e simulação em saúde. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ - Educação a Distância no Ensino das áreas da Saúde - UFCSPA, Colaboradora do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (https://ciia-saude.dcc.ufmg.br/)

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Docente permanente (orientadora de Mestrado e Doutorado) do PPG em Ciências da Saúde da UFCSPA (CAPES nota 5). Docente Colaboradora do PPG em Biologia Celular e Molecular da UFRGS (CAPES nota 7). Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Informática Biomédica da UFCSPA (2021-2022, 2017-2018). Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009, PPG Genética e Biologia Molecular), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, Bioinformática/Biologia Computacional, Biofísico-química, com ênfase em Evolução Molecular e Modelagem e Simulação de Sistemas Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Infecções de difícil manejo (neuroinfecções e Covid-19), Genômica, Metagenômica, Filogenômica, Modelagem e Dinâmica Molecular, Métodos Estatísticos aplicados a sistemas biológicos. Na UFCSPA iniciou as linhas de pesquisa na área de Infecções de difícil manejo, Diagnósticos de Precisão e Medicina Personalizada, com foco especial em Diagnóstico de infecções de difícil tratamento do Sistema Nervoso Central e Desenvolvimento de Novas Estratégias Terapêuticas e Covid-19. Atua como coordenadora de projeto de extensão desenvolvido em escolas públicas do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar o ensino de ciências, em especial ciência da computação com foco em análise de sistemas biológicos, tendo como temas motivadores problemas em saúde pública, tais como neuroinfecções. Atua também, por meio desse projeto, na formação complementar de professores de escolas públicas, com foco no uso de novas tecnologias e de metodologias inovadoras e modernas de ensino, em uma abordagem integradora entre ensino, pesquisa e extensão.

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016)
Professor do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Docente do PPG Mestrado Profissional em Enfermagem (PPGENF/UFCSPA) e do PPG Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (PPGTIG Saúde/UFCSPA). Coordenador da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (LIATTS). Doutor (2016) e Mestre (2012) em Ciência da Computação pelo PPGCC do CIn/UFPE. Realizou estágio sanduíche no Instituto de Informática Médica, Estatística e Documentação da Universidade de Medicina de Graz (Áustria). Bacharel em Ciências Biológicas (Biologia Parasitária) (ICB/UPE). Atualmente, meus interesses em pesquisas são (mas não estão restritos a): Ontologias, Raciocínio e Representação do Conhecimento; Padrões de Interoperabilidade em Saúde; Registro Eletrônico em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; e, Saúde Digital.

Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Isabel é, atualmente, professora adjunta no Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2000) e mestrado (2003) e doutorado (2014) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou o sanduíche do doutorado no DIAG (Department of Computer, Control, and Management Engineering Antonio Ruberti) na La Sapienza, Universidade de Roma, no ano de 2012. Recentemente (2020), finalizou seu pós-doutorado junto ao Núcleo de Tecnologia Urbana da UFRGS. Além de professora de cursos de graduação em TI, desde 2003, atuou como coordenadora de Cursos de Graduação na área da Computação. Como pesquisadora, suas principais áreas de interesse envolvem computação gráfica, realidade estendida (virtual, aumentada e mista), visualização de informações, visualização analítica de dados, interação humano-computador, user experience, design de interação, ontologias e linked data, web semântica, jogos digitais lúdicos, design thinking, TICs para a educação, tecnologia assistiva e internet das coisas.

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Possui graduação em Ciência da Computação com Ênfase Software Básico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e pós-doutorado em Tecnologias Assistivas, Interfaces Multimodais e Requisitos de Acessibilidade pela Universidade de Córdoba, Grupo EATCO, Espanha (2014). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ministrando as disciplinas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Fundamentos de Redes e Sistemas Distribuídos. Atua em pesquisas conjuntas com o Pós-Graduação em Informática da Educação (PGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Sistemas Multi-agente, Engenharia de Software e Realidade Virtual (RV), atuando principalmente em aplicações de IA em RV em Ambientes Inteligentes de Ensino e mais recentemente em ambientes inteligentes para ensino na área da Saúde.

Doutor em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014)

Doutorado no curso de Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2014). Mestrado em Ciência da Computação, Brasil (2010), e Graduação no curso de Sistemas de Informação, Brasil (2006), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012)

Possui doutorado em Medicina e Ciências da Saúde (2012) com ênfase em Farmacologia Molecular Bioquímica, mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduação em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atua principalmente na área de biofísica molecular computacional (bioinformática estrutural, modelagem, docagem, dinâmica molecular e qsar), possui experiência em cristalização de proteínas e difração de raios X. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UFCSPA, Coordenador de Assuntos Estudantis da UFCSPA desde março de 2017 e secretário do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) da regional Sul.