Ginecologia e Obstetrícia

Doutora em Ciências da Saúde (Ginecologia e Obstetrícia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

Leticia Viçosa Pires graduada em Medicina pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 1992. Estágio Voluntário em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em 1993. Residência em Medicina Comunitária na Unidade Sanitária Murialdo em 1994. Residência em Ginecologia e Obstetrícia no período de 1995 a 1997, na UFCSPA e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) Pós-Graduação em Cirurgia Oncológica no período de 1998 a 2000, na UFCSPA e ISCMPA. Mestra em Patologia Experimental pela UFCSPA em 2011. Aluna Selecionada para o PDSE ( Programa de Doutorado Sanduiche) da CAPES por 12 meses. Realizou o mesmo em Vancouver-BC Canada, no Laboratorio de Pesquisa chefiado pelo Prof Dr Peter Leung situado no BCCHRI (British Columbia Childrens Hospital Research Institute). Atuou como VIRS ( Visitant International Research Student) da UBC ( University of British Columbia) e aluna de PhD da CAPES. Doutora em Ginecologia e Obstetrícia pelo Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGO da UFRGS) em 2018. Atua como ginecologista e cirurgiã oncoginecológica na clínica privada e no Hospital Santa Rita. Preceptora do Serviço de Residência Médica em Cirurgia Oncológica do Hospital Santa Rita desde 2013. Cirurgiã do CDT ( Centro de Doenças Trofoblásticas) do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Professora substituta de Ginecologia do Departamento de Ginecologia e Obstetricia (DGO) da UFCSPA/ISCMPA) no ano de 2018 (licença-maternidade de uma colega) Professora Adjunta de Ginecologia do DGO da UFCSPA/ISCMPA desde julho de 2019 após ser aprovada em Concurso Público. Médica Ginecologista e Obstetra do GHC/ Hospital Fêmina aprovada em concurso público desde julho de 2021. 

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1987), mestrado em Medicina: Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Título de Especialista pela Federação Internacional de Ginecologia Infantojuvenil (FIGIJ). Atualmente é professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS/Brasil (UFCSPA); Membro da Comissão Nacional Especializada de Ginecologia Infantopuberal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Vice-presidente da região sul da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-Br), Coordenadora do Curso de Especialização em Ginecologia Infantojuvenil da UFCSPA, Membro do Comitê Assessor da Associação Latinamericana de Ginecologia da Infância e Adolescência (ALOGIA).

Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2010)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, 1999), mestrado em Patologia Geral e Experimental pela UFCSPA (2005) e doutorado em Medicina Patologia pela UFCSPA (2010). Atualmente é instrutora e Diretora de treinamentos e educação para prevenção do câncer do colo do útero para Moçambique, Texas, America Latina e outros locais de poucos recursos, no Departamento de Ginecologia Oncológica e Medicina Reprodutiva, The University of Texas MD Anderson Cancer Center, Houston, Texas. É Assessora de Relações Internacionais em Assuntos de Ensino e Pesquisa da Irmandade Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre, Brasil. Foi Chefe do Serviço de Ginecologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Chefe e vice-Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFCSPA. Atua como membro da Comissão Nacional de Especialidade de Patologia do Trato Genital Inferior da FEBRASGO e da Comissão Nacional do TEGO da FEBRASGO,, comissão que foi vice-Presidente da area da Ginecologia. Atualmente atua também como co-Chair do Programa de Doença pré-invasora na International Gynecologic Cancer Society (IGCS). Tem experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia, com ênfase principalmente em: Patologia do Trato Genital Inferior e colposcopia, neoplasia intraepitelial cervical e vulvar, HPV e prevenção de câncer ginecológico.

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007)

Professora Associada III do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS. Preceptora Residência Médica do Hospital Fêmina, Grupo Hospitalar Conceição. Médica rotineira do Hospital Fêmina, Grupo Hospitalar Conceição, trabalhando com planejamento familiar. Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da UFRGS (2007). Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da UFRGS (2004). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) (1986). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1983). Residência de Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986). Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFCSPA no biênio 2013-2014. Membro da Câmara Técnica do CREMERS - atual.. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição 2002 na 2012. Membro Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição desde 2022 - atual. Aprovada em concurso público em 1º lugar para Professora Adjunta da UFCSPA (2009). Médica contratada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1987 até março de 2009, trabalhou em obstetrícia de alto risco. Diretora Científica da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), no período 2011 a 2013. Presidente da SOGIRGS triênio 2014-2016. Diretora de Assuntos extraordinários da SOGIRGS, no período 2017-2019. Diretora Administrativa da SOGIRGS, no período de 2020- 2022. Membro da Comissão Especializada e Defesa e Valorização Profissional da Febrasgo. Membro da Comissão Especializada em Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento familiar e anticoncepção, avaliação do bem-estar fetal, gestação de alto-risco.

Doutora em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2004)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UFSM, título de especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (2001), título de qualificação em colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior (2002) mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003), título de especialista em Medicina Fetal pela FEBRASGO (2004), título de especialista em Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e Colégio Brasileiro de Radiologia (2004) e doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2004). Durante o ano de 2005 realizou o seu pós-doutorado em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicina sendo em 2006 Professora Substituta do Departamento de Saúde Coletiva, disciplina de Epidemiologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). De 2006 a 2014 foi professora adjunta e atualmente é professora associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FFFCMPA, denominada a partir de 2008 de Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Tem experiência na área de Saúde da Mulher e Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do metabolismo dos glicídios e lipídios, vitalidade fetal/medicina fetal, diabetes e gestação, infecções durante a gestação, aplicações da ultra-sonografia para a saúde da mulher e binônio materno-fetal.

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981). Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetricia pela UFCSPA na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (1984), aperfeiçoamento em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), título de especialista em doenças sexualmente transmissíveis pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (1996). Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto em Obstetrícia e do Pós Graduação em Biociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Coordenador do Centro de Pesquisa Materno Infantil da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor para terapia anti-retroviral e Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV em Gestantes da Coordenação Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, membro do Núcleo de doenças Infecciosas da FEBRASGO. Membro da equipe de protocolo da Rede de Ensaios Clínicos em HIV/AIDS em Crianças, Adolescentes e Gestantes do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (IMPAACT/NIH) e Investigador Principal em estudos colaborativos internacionais. Tem experiência na área gestação de alto-risco e de doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Reprodução e particularidades em mulheres HIV positivas, Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, doenças infecciosas e doenças sexualmente.  transmissíveis.

Doutor em Ciências Médicas (Cirurgia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Graduação em Medicina(1986). Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (1988) e em Cirurgia Geral (1990) pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Oncologia Cirúrgica (1995) pela FFFCMPA. Especialização em Oncologia Pélvica e Mamária pela Universidade de Pádova (Itália). Especialização em Cirurgia Videoendoscópica pela Sociedade Brasileira de Videolaparoscopia (1998) e Mestrado e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999 / 2009 ). Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (2013). Professora das disciplinas Ginecologia e Obstetrícia (graduação e internato) e Mastologia do Curso de Medicina UFCSPA. Médica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, do Hospital Moinhos de Vento, do Hospital Ernesto Dornelles, do Hospital Mãe de Deus e do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oncológica e Cirurgia pélvica. Preceptora da Residência Médica em Cirurgia Oncológica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Preceptora da Residência Médica Cirurgia Ginecológica e Pélvica do Hospital Ernesto Dornelles; Preceptora da Residência Médica em Oncologia Cirúrgica geral - oncologia pélvica do Hospital Santa Rita - Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Idealizadora e supervisora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Ernesto Dornelles. Membro colaborador do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Ernesto Dornelles. Desenvolve as linhas de pesquisa em ambientes de realidade virtual aplicado ao ensino da graduação em cirurgia (simulação cirurgica em RV), cirurgia de schauta-amreich, pesquisa de linfonodo sentinela em câncer de endométrio e reconstrução pélvica.