Gestão e Inovação em Saúde

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Professora adjunta no Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (UFCSPA), atuando nas disciplinas ligadas à gestão e inovação em saúde e acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis. Fellow na Loughborough University, UK. Harvard Alumni (Harvard Medical School). Visiting Professor do Politécnico di Milano (Italy). Membro do Design Research Society (DRS) e convenor do SIG Global Health/DRS. Possui Pós-doutorado em Design (Unisinos, 2017) e em Engenharia de Produção (UFRGS, 2016), doutorado (2014) e mestrado (2011) em Engenharia de Produção (UFRGS), especialização em Design (UniRitter, 2009), graduação em Arquitetura e Urbanismo (UniRitter, 2007) e graduação em Administração de Empresas (UFRGS, 2003). Anteriormente, já foi coordenadora do PPGTIGSaúde na UFCSPA. No UniRitter, durante 5 anos atuou como professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia e Design do UniRitter onde também foi coordenadora dos cursos de bacharelado em Administração/Campi Porto Alegre e Canoas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Design na Saúde, Gestão e Inovação em Saúde, Inclusão, Acessibilidade no Sistemas de Saúde em LMICs para pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis.

Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999)

Juliana Herbert possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora e pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde atua no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e de Gestão em Saúde e no curso de graduação em Informática Biomédica. É Diretora do Núcleo de Pesquisa Espacial e em Ambientes Extremos e do Núcleo de Saúde Digital e Sustentabilidade, na UFCSPA. Juliana é pesquisadora associada da área de Informática do Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas (PEDEClBA-Informática) da Universidad de la República em Montevidéu, Uruguai. É membro do Hub de Ciência e Tecnologia da InnovaSpace e da rede Space for Women da UNOOSA (United Nations Office for Outer Space Affairs). É membro fundadora do Working Group ?Digital Health for Space & Extreme Environments? da International Society for Telemedicine & eHealth. Seus interesses de pesquisa são em ciência espacial, saúde digital, engenharia de software, inclusão digital e sustentabilidade.

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002)

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e especialização em Gestão Empresarial pelo PPG em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (1988) e graduação incompleta Administração pela Faculdade Porto Alegrense (1998). Atualmente é Professor Associado II ? DE do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq ? Empreendedorismo, Inovação e Gestão em Saúde; docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (Mestrado Acadêmico). Coordenou o Curso de Bacharelado em Gestão em Saúde de 2013 a 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Marketing, Gestão e Qualidade. Interesse em projetos de pesquisa que abordem Gestão em Saúde, Lean Healthcare, Indicadores de Gestão em Saúde e Qualidade em Serviços de Saúde.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre desde 2015. Doutora, mestre e bacharel em Administração pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente coordena o Curso de Bacharelado em Gestão em Saúde da UFCSPA. Atuou no Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da UFCSPA, como coordenadora de 2015 a 2017, e como Vice-coordenadora de 2017 a 2021. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, junto ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como pesquisadora de Pós-doutorado na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na temática de sistema de inovação institucional. Seus interesses de pesquisa incluem Interação Universidade - Empresa, Empreendedorismo, Gestão da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Inovação Tecnológica, Prospecção Tecnológica e Gestão Pública para a Inovação.

 

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutor em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Diretor Administrativo Financeiro na FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). Professor Adjunto junto à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Experiência anterior como Professor Adjunto junto à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Professor Substituto junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência como docente convidado em cursos de pós-graduação em diversas entidades, tais como FARGS (Faculdades Rio-Grandenses), IBGEN (Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios), APIMECSul (Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais do Rio Grande do Sul), Universidade FEEVALE, FAPA Faculdade Porto-Alegrense, UCPel (Universidade Católica de Pelotas) e UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e consultoria na área de Finanças e Gestão de Riscos. Pesquisador da área de finanças corporativas, mercado de capitais, governança corporativa, administração pública e gestão em saúde.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011)

Pós-Doutorado em Administração na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2016). Doutora em Administração na Escola de Administração da UFRGS (2011). Doutorado Sanduíche na Warrington College of Business Administration da University of Florida com ênfase em experimentos (2010). Possui mestrado (2009) e graduação (2007) em Administração na Escola de Administração da UFRGS. Licença maternidade no ano de 2014. Professora adjunta II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora e atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Engenharia da Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e pós-doutorado em Administração na McGill University, Canadá (2010). Professor adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre na área de administração. Possui experiência em administração e docência, com ênfase em administração hospitalar, planejamento estratégico, gestão de custos e gestão de operações de serviços.

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006)
Sílvio César Cazella possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado "sanduiche" na Universidade de Alberta no Canadá. Mestre em Ciência da Computação pela mesma Universidade, sendo graduado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Associado - Nível III na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (UFCSPA) , colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde (UFCSPA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Recomendação, Mineração de Dados, Data Mining, Aprendizado de Máquina, Deep Learning, Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Data Warehouse, Educação a Distância, Informática na Educação e Educação Permanente. Professor Visitante da Université Toulouse - Jean Jaurès (2022). Coordenador atual do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Intelligent Systems Applied to Health, membro do Centro de Inovação de Inteligência Artificial em Saúde (CIIA-Health), e Centro de Inteligência Artificial Aplicada a Saúde (CIARS). Membro do Comitê FAPERGS- Área Interdisciplinar (2021-Presente)