Genética, Biologia Celular e Molecular

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Alberta, Edmonton, Canadá. Realizou pós-doutorado durante os anos de 2008 a 2011 no Centro de Biotecnologia da UFRGS com estágio (2011) na Hokkaido University, Japão. É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Biociências. Foi coordenadora do curso de informática biomédica da UFCSPA. É coordenadora do grupo de pesquisas em Biotecnologia da UFCSPA. Desenvolve pesquisas com enfoque na prospecção e produção de moléculas bioativas e estudo de populações microbianas visando aplicação biotecnológica na área da saúde humana e animal e indústria de alimentos. Atua nas áreas de genômica, proteômica, produção de proteínas recombinantes e desenvolvimento de vacinas. Atua em parceria com a Befer Agroindustrial & Comercial LTDA - Befer Ossopim em projetos de desenvolvimento Tecnológico. Possui seis pedidos de Patente depositados junto ao INPI, sendo 2 concedidos. É membro do Instituto Nacional em Entomologia Molecular e faz parte da comissão do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde ? NITE Saúde UFCSPA. Mãe da Ana Laura desde 2015.

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)
Professora Titular da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS; doutorado com estágio de 12 meses nos National Institutes of Health NIH, USA (Doutorado sanduíche). Estágio sênior (12 meses) no Department of Microbiology da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em New York (2015/2016). Exerceu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde (NITE-Saúde) de 2012 a 2015 e de 2018 a 2021. Ministra a disciplina de Biologia Molecular na Graduação, e as disciplinas de Global Health, Bases da Inovação e da Propriedade Intelectual e Virologia Molecular na Pós-Graduação. Áreas de interesse: vigilância epidemiológica e genômica de doenças virais; vírus respiratórios; arboviroses; Saúde Única; Saúde Global; Inovação e Propriedade Intelectual. Professora orientadora no PPG-Biociências e no PPG-Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (ambos da UFCSPA). Faz parte do COE Arboviroses do Estado do Rio Grande do Sul e da Rede Genômica do Rio Grande do Sul. Foi Vice-Presidente e Presidente interina do COREDE Metropolitano Delta do Jacuí.

Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2014)

Carla Graziadio concluiu o curso de Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1990. Concluiu a residência em Genética Médica pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP em 1994, o mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997 e o doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e médica consultora em genética na Santa Casa de Porto Alegre. Atua na área de Genética Médica. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica são: aconselhamento genético e genética médica.

Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2008)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Biossegurança pela Escola Nacional de Saúde Pública, na Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado do PPG-Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em literatura infantojuvenil (Faculdade Única -MG) Atualmente é Professora Associada DE da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, responsável pelas disciplinas Biossegurança, Bioética e Gerenciamento Laboratorial, professora do Programa de Pós-Graduação em Patologia desde 2008, professora da Residência Multiprofissonal; Coordenadora do Comitê Técnico de Biossegurança da UFCSPA, Membro do Comitê de Bioética do Hospital Mãe de Deus, Coordenadora do Núcleo Rondon/UFCSPA, vice -oordenadora do Projeto Mulheres em Ação, Coordenadora do Programa de Extensão Castelinho de Livros, Membro Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referentes ao COVID-19 - Coronavírus. Tem experiência na área de Biossegurança, Citopatologia, Biologia Molecular, Gerenciamento e Controle de Qualidade e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, citopatologia, câncer e carcinogênese e biossegurança. Voluntária de projetos que envolvam temáticas do ODS. Mãe de três filhos, saindo em licença maternidade em 2014 e 2010.

 

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010)

Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Graduada em Farmácia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002), com mestrado (2006) e doutorado (2010) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutorado no período de 2011-2013 na UFCSPA. Atuou como Coordenadora do curso de graduação em Toxicologia Analítica (2015-2016), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências (2017-2018) e Coordenadora de Pesquisa (2018-2021) na UFCSPA. Atualmente, é Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (UFCSPA) e Vice-Coordenadora da Regional Sul do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), gestão 2022-2023. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Biociências e em Patologia da UFCSPA, nos níveis de mestrado e doutorado. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de sinalização e reparo de DNA, genotoxicidade, farmacologia e segurança de produtos naturais e sintéticos. Mãe do Miguel (2019).

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999)
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992), Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela UFRGS (1999), com Doutorado Sanduíche na Ludwig-Maximilians Universität München - Alemanha (1996) e no Massachussets Institut of Technology - EUA (1997). Realizou seu Pós-Doutorado no Institut de Cancérologie Gustave- Roussy - IGR (2008) - França, na área de reparo de DNA e drogas antitumorais inibidoras da topoisomerase II. É professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Departamento de Ciências Básicas da Saúde/Bioquímica. Atualmente exerce o cargo de Vice-reitora (2017-2021; segundo mandato: 2021-2025) e coordenadora do Escritório de Internacionalização. Coordena o Laboratório de Genética Toxicológica e foi membro fundadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE-Saúde) da UFCSPA. A nível de Pós-Graduação, foi membro fundadora e a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UFCSPA (PPGBio - 2015-2017), em nível de Mestrado e Doutorado. É também professora do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA. Atua também como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da UFRGS. Já orientou ou co-orientou 32 dissertações de Mestrado, 17 teses de Doutorado, 9 pós-doutorados e 48 alunos de iniciação científica. Foi membro eleito do Conselho Universitário (CONSUN) da UFCSPA, por dois mandatos (2011 à 2015). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental - MutaGen-Brasil (mandato 2014-2016), anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA) e foi membro do seu Conselho Diretor (2017-2019). Revisora de diversos periódicos internacionais, entre eles Scientific Reports, Apoptosis, Molecular Aspects of Medicine, Mutation Research/Fundamental and Molecular Mechanisms of Mutagenesis, Mutation Research/ Environmental and Molecular Mutagenesis, Journal of Food and Chemical Toxicology, Current Medicinal Chemistry, Toxicology in vitro, Redox Report. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo de DNA e mutagênese, estresse oxidativo e toxicologia aplicada a fármacos e produtos naturais. Foi membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm - 2009 -2014). Membro do Comitê da Área da Saúde da FAPERGS (2013-2015; 2022 - atual) e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio - 2014-2016; 2016-2018; 2018-2020), como Especialista na Área de Saúde Humana.

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com êfase na área Celular, Molecular e Funcional (2004); Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Genética Humana (2008); sendo contemplada com o Prêmio CAPES de teses (2009) na área Ciências Biológicas I. Estágio de pós-doutorado na área de Farmacogenética pela REFARGEN (2010). Atua como professora associada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e como professora do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBio) da UFCSPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Psiquiátrica, Farmacogenética, Nutrigenética, Doenças Multifatoriais e Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH).

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003)
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), com ênfase em análises Clínicas (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), sendo parte realizado em biologia celular e molecular pela Harvard Medical Shool (2002-2003) e Pós doutorado em biologia celular e molecular pela Harvard Medical Shool (2004). Atualmente é Professora Associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre no departamento de Ciências Básicas da Saúde - Bioquímica. Tem experiência na área de Biologia celular e molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDases, nucleotídeos da adenina, gliomas, astrócitos e células mesenquimais. Exercendo a função de vice-coordenadora do PPG-Ciências da Saúde da UFCSPA (gestão 2021-2023).

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Possui graduação em Farmácia Com Ênfase Em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) na área de Genética Humana. Desenvolve projetos na área de farmacogenética, nutrigenética, genética de grupos sanguíneos, genética e cognição e aspectos moleculares de doenças raras. Atua desde 2013 como coordenadora de Mobilidade Acadêmica da instituição e atualmente é Coordenadora do PPG em Biociências.

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006)

Possui graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Biologia Molecular e Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Biologia Celular e Molecular pelo Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágios de doutorado na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e na Facultad de Medicina (Universidad de Chile, Santiago, Chile). Realizou pós-doutorados em Diagnóstico Fitossanitário (2006-2007, UFRGS), Sinalização Celular (2007-2008, PUCRS), Imunologia (2018, UFCSPA). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vice-coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), membro do Comitê Técnico de Biossegurança (CTBio), do Comitê Técnico de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referente ao Coronavírus da UFCSPA (COE) e da Comissão de Ética para Uso de Animais (CEUA), além de orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Biociências. Atualmente, também é coordenadora do Curso de Biomedicina Noturno da UFCSPA. Atua como divulgadora científica junto às iniciativas Rede Análise COVID-19 e Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, sendo destacada como uma dos 15 principais influenciadores no Twitter sobre COVID-19 pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). Tem experiência nas áreas de Biossegurança, Biologia Celular e Molecular e Química Verde, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia celular e gênica, regulação e controle da expressão gênica, edição genômica, vias de interação e sinalização celular, bioinformática e biologia de sistemas, imunologia celular e molecular, fisiologia de doenças cardiovasculares, diagnóstico molecular, fitopatologia e parasitologia. A principal linha de pesquisa é focada na sinalização celular de processos regenerativos desencadeados por células-tronco e respostas moleculares a intervenções físicas, nutricionais, farmacológicas e fisio-patológicas.