Fonoaudiologia

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria, graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada da Conceição, mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Sócia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Foi conselheira titular do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. Docente dos cursos de Fonoaudiologia e Gestão na Saúde. Membro do NDE dos cursos de Gestão em Saúde e do curso de Fonoaudiologia da UFCSPA. Áreas de experiência e de pesquisa: Saúde Coletiva, Ensino na Saúde, Atenção em APS, Sistemas de Informação, Fonoaudiologia, Controle Social e Políticas Públicas. É docente permanente do Programa de Mestrado Profissional (ENSAU) da UFCSPA.

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela UFSM (2005), é especialista em Fonoaudiologia pela UFSM (2007), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM (2009) e doutora em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (2014), com estágio de doutorado no Memory and Aging Center, University of California, San Francisco. É uma Atlantic Fellow for Equity in Brain Health, com fellowship pós-doutoral no Global Brain Health Institute (Trinity College Dublin). É professora adjunta do departamento de fonoaudiologia da UFCSPA na área linguagem do adulto, e professora do quadro permanente do PPG Ciências da Reabilitação da UFCSPA, linha de pesquisa Fundamentos da Reabilitação Neurológica. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em Linguagem e Cognição do Adulto (LinCog-Ufcspa). É coordenadora do comitê de linguagem do adulto e do idoso do departamento de linguagem da chapa eleita para gestão 20233-2025 da Sociedade de Brasileira de Fonoaudiologia e é membro da organização internacional INCLUDE para estudos multilinguísticos em saúde do cérebro. PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE EM PESQUISA: marcadores linguísticos e comunicação social de doenças neurológicas, especialmente em afasias progressivas primárias; formação de fonoaudiólogos brasileiros para a atuação nas demências.

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2010), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela mesma Instituição (2014) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). É especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa. Possui especialização em Voz Clínica pelo Centro de Estudos da Voz de São Paulo (2020) e Pós-Graduação em Formação integrada em Voz Artística (2018) pela mesma Instituição. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA, tutora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, com ênfase em Atenção em Terapia Intensiva (Fonoaudiologia) - Santa Casa/UFCSPA e fonoaudióloga clínica e pesquisadora na UFRGS. Tem ampla experiência profissional e clínica na área de Fonoaudiologia, já tendo atuado em comunicação e voz na interface com outras áreas, como disfagia, motricidade orofacial e linguagem. Atualmente, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão principalmente nas áreas de voz, fonoaudiologia hospitalar e disfagia.

Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013)

Cristina Loureiro Chaves Soldera graduou-se no curso de Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC) em 1999. Obteve diploma de Especialização em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2000. Concluiu o Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana também pela Universidade Federal de Santa Maria em 2002. Concluiu o Doutorado em Gerontologia Biomédica no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia - PUCRS em 2013. Foi professora adjunta da Universidade Feevale de 2003/2 a 2009/1. Atualmente é Professora Adjunta nível 3 do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Clínica e Otoneurologia.



Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Fonoaudiologia pela Federação de Faculdades Metodista do Sul (2000), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor associado nível I da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nas seguintes áreas: aquisição de linguagem oral e escrita, LIBRAS, tabagismo e distúrbios do sono.



Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011)

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995) é especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela FIOCRUZ (2006), mestre (2002) e doutora ( 2011) pelo Instituto de Letras na área de Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Triunfo-RS (de 1996 a junho de 2011) no Serviço Municipal de Apoio à Educação. Foi professora do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA ( 2003 - 2013) e no curso de especialização em Saúde coletiva da mesma instituição. Atualmente é professora associada do departamento de Fonoaudiologia. Atua na áreas de Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Distúrbios de Linguagem/Fluência.



Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006)
Graduação em Fonoaudiologia pelo IMEC/IPA (1996). Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC/POA (1998). Mestrado em Linguística Aplicada pela PUCRS (2002). Doutorado em Linguística Aplicada pela PUCRS (2006). Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atuando na docência nas áreas da aquisição da linguagem oral e escrita e dos transtornos de linguagem infantil, desde 2012. Foi Professora Titular e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS) entre 2002 e 2012; professora em cursos de especialização e Assessora de Pós Graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Ensino (PROGRAD) da Universidade Feevale. Na UFCSPA é líder do Grupo de Pesquisa "Ciências da Linguagem", junto com o Prof. Dr. Alexandre Almeida, atuando nas linhas de pesquisa "Aquisição da Linguagem" e "Distúrbios da Linguagem", e também participa do Grupo de Pesquisa "Estudos em Fonoaudiologia: avaliação, promoção e reabilitação da comunicação humana" na linha de pesquisa "Avaliação, promoção e reabilitação da comunicação humana na infância". Já atuou em pesquisa na Universidade Feevale no grupo de Pesquisa "Linguagens e Manifestações Culturais" na linha de pesquisa "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem", no Grupo de Pesquisa da Feevale "Corpo, Movimento e Saúde" na linha de pesquisa "Qualidade de vida nos processos de inclusão social" e no Grupo de Pesquisa da PUCRS "Núcleo de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem" (CEAAL) na linha de pesquisa "Fonologia Clínica". Atuou de 2013 a 2015 como coordenadora do Programa de Extensão "Atenção Integral à Saúde da Comunidade Escolar", aprovado com recursos do Edital PROEXT/MEC, continuando como colaboradora até 2018. Já coordenou o Projeto de Extensão em Fonoaudiologia Escolar na Universidade Feevale entre 2005 e 2007. Participa de vários eventos nacionais e internacionais na área da fonoaudiologia e da aquisição da linguagem, apresentando trabalhos com o grupo de acadêmicos de iniciação científica e alunos de pós-graduação que estão sob sua orientação. Trabalha também como fonoaudióloga clínica em consultório particular nas áreas de fala, linguagem e motricidade orofacial (desde 1996). Atualmente, é sócia e responsável técnica da Clínica da Linguagem, em Porto Alegre, junto com a Fga Bruna SantAnna. Número de registro profissional: CRFa 76240.


Doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

Doutorado em Ciências Pneumológicas/UFRGS (2013), Mestrado pelo Centro de Estudos da Linguagem em Letras/UFRGS (2002) e graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995). É professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como Docente Supervisora na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no Hospital da Criança Santo Antônio(HCSA). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, nas ênfases: Atenção a terapia intensiva e Atenção ao Câncer infantil pela UFCSPA/ISCMPA.  Vice Coordenadora da Residência Multiprofissional com ênfase em atenção ao Câncer Infantil. Coordenadora da Liga acadêmica de Motricidade Orofacial UFCSPA. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, no âmbito hospitalar e clínico, atuando principalmente nas áreas de disfagia, motricidade orofacial e linguagem infantil.



Doutora em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008)
Graduação em Odontologia pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Doutorado em Odontologia pela PUCRS, Professora da graduação de Ortodontia da UFRGS de 2003 a 2005 e Professora convidada do Curso de Especialização em Ortodontia da UFRGS de 2001 a 2010, Pós- Doutorado em Patologia pela UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Professora Adjunta de Odontologia e Ortodontia do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA, Professora responsável pelo Ambulatório de "Práticas Integradas em Respiração Oral" da UFCSPA no Hospital Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Diplomada pelo BBO (Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial), Autoria geral do livro "Respiração Oral e Apneia Obstrutiva do Sono: Integração no Diagnóstico e Tratamento", Membro da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial) e da ABOR-RS, Membro da ALADO (Asociación Latino Americana de Ortodoncia), Membro da AAO (American Association of Orthodontists) e Fellow da WFO (World Federation of Ortodontists), Consultório Particular de Ortodontia e Ortopedia Facial no Centro Clínico da PUCRS.

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Curso de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicaçã pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e pós doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil, audiologia clínica infantil, processamento auditivo central, neuroaudiologia e estudos audiológicos em modelo animal.