Física Médica

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)
Professor na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Docente do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA), atuando no curso de Física Médica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (PPGTIGSaúde). Bacharel (2005) e mestre (2008) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências (área de concentração: Física Teórica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado (2013) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), investigando a propagação de pulsos laser em plasmas. Realizou pós-doutorado (2014-2015) no Berkeley Lab Laser Accelerator (BELLA), Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL, California, US), estudando o uso de lentes de plasma passivas e ativas na desaceleração compacta feixes de elétrons altamente relativísticos (plasma beam dumps). Realizou pós-doutorado (2019-2020) na Universidade de Manchester (Manchester, UK), em colaboração com o Cockcroft Institute (Warrington, UK), onde integrou o Novel Accelerator Group para investigar a aceleração e desaceleração de feixes utilizando wakefields excitados por pulsos laser e feixes de elétrons em plasmas. Tem experiência na área de física, com ênfase em física dos fluídos, física de plasmas e descargas elétricas, atuando no estudo de interações laser-plasma e aceleração de partículas. Na UFCSPA, ele coordena o Grupo de Física de Feixes (GFF), onde desenvolve pesquisas relacionadas à aceleração de elétrons por lasers em plasmas, terapia fotodinâmica, protonterapia, radioterapia com elétrons altamente energéticos (VHEE) e técnicas alternativas de produção de radiofármacos, fazendo uso de ferramentas de aprendizado de máquina para otimizar os resultados fornecidos por tais técnicas.


Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010)

Possui graduação em Física e mestrado (2004) e doutorado (2010) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do professor Daniel Stariolo. Realizou estágio pós-doutoral na Université Pierre et Marie Curie, Laboratoire de Physique Théorique et Hautes Énergies sob orientação do Prof. Giulio Biroli (2011-2012). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Física (UFRGS), sob orientação do Prof. Yan Levin (2012-2015). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os principais temas de pesquisa são: física estatística; sistemas complexos; papel da topologia na dinâmica e termodinâmica de sistemas estatísticos; sistemas com interações concorrentes e sistemas de interação de longo alcance.



Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019)

Possui graduação em física bacharelado com ênfase em física médica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em física pela mesma universidade e doutorado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi trainee durante três meses no departamento de engenharia de materiais da Australian National University (ANU). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Espectroscopia de Elétrons (LEe-) da UFRGS (2020). Atualmente é docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Tem experiência na área de física médica e na caracterização de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e modificação de materiais por feixe de íons e elétrons, aplicação de nanomateriais em medicina e dosimetria.



Doutor em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2017)

Graduado em Física Médica (2010) e Física Licenciatura (2014) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Física pela mesma instituição (2012). Doutor em Física pela UFS (2017) com período sanduíche na Universidade de Pisa - Itália. Atualmente exerce as funções de professor adjunto na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).



Doutora em Tecnologia Nuclear-Aplicações pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (2010)

Possui graduação em Bacharelado em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Tecnologia Nuclear-Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2010). Realizou seu Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares com bolsa FAPESP vinculada ao Projeto Temático "Caracterização e aplicações de materiais dosimétricos utilizando a luminescência opticamente estimulada e técnicas complementares". Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle de Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação X, câmaras de ionização e controle de qualidade.



Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2013)
O pesquisador é graduado em Física Médica pelo Centro Universitário Franciscano (2005), possui mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (2008) e realizou doutorado sanduíche em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo e Vanderbilt University (2013). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Onde atua principalmente como professor do Curso de Graduação em Física Médica. É credenciado pela Comissão Brasileira de Energia Nuclear para a manipulação e uso de fontes radioativas na pesquisa e ensino (AP-1656). Realizando pesquisas nas áreas de Medicina Nuclear, utilizando como ferramentas principais de pesquisa os códigos de simulação Monte Carlo PENELOPE e GATE e a o desenvolvimento da dosimetria gel polimérica.


Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2012)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, é professor, tutor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Residência Uni profissional em Física Médica com ênfase em Radioterapia, atualmente, é coordenador do curso de bacharelado em Física Médica. Possui graduação como bacharel (2001) e licenciatura (2003) em Ciências Físicas pela Universidad Nacional de Trujillo, mestrado (2007) e doutorado (2012) em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo. Pesquisador colaborador do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde, também, membro dos grupos de pesquisa: Física de Feixes e do , grupo Sistemas Inteligentes Aplicados à Saúde cadastrados no Cnpq e na UFCSPA. Coordena 7 projetos de pesquisa e participa ativamente de 4 projetos com pesquisadores nacionais e interaciones. Participa do REPROLAM, (Red de Optimización de Protección Radiológica Ocupacional en Latinoamérica) e socio efetivo da ABFM (Associação Brasileira de Física Médica). Tem experiência na área de Física Médica, com experiência na área de Física das Radiações, com ênfase em Radioterapia, Dosimetria instrumental, Simulação por Monte Carlo e aplicações de Inteligência Artificial.


Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Graduou-se bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), obteve o grau de Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2008) e obteve o grau de doutor em Ciências pela UFRGS (2012). Durante o período de 08/2012 a 07/2014 atuou como bolsista de pós-doutorado pelo CNPQ na Università Degli Studi di Firenze (UNIFI) e Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN) trabalhando na análise dinâmica e estatística de sistemas com interações de longo alcance sob a supervisão do prof. Stefano Ruffo. Durante o periodo de 08/2014 a 02/2016 atuou como Bolsista de pós-doutorado pelo programa Atração de Jovens Talentos - BJT do CNPq sob a coordenação do prof. Yan Levin na UFRGS. Atualmente é professor do magistério superior pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e também chefe do departamento de ciências exatas e sociais aplicadas da UFCSPA. Tem experiência na área de Física com ênfase na Mecânica Estatística de sistemas com interações de longo alcance tendo por especialidade o estudo numérico, analítico e semi-analítico de sistemas governados pela dinâmica de Vlasov. Especificamente atua no estudo de estados estacionários fora do equilíbrio atingidos por sistemas com interações de longo alcance.



Doutora em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2014)

Possui graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor de magistério superior da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Física, Médica com ênfase em Radioterapia. Atualmente tem interesse em Radiodiagnóstico, Radiobiologia e Inteligência Artificial. Participa do programa de residência uniprofissional em física médica com ênfase em Radioterapia. Além disso, é professora do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde.