Farmacologia

Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Farmacologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado no Programa de Fisiologia com ênfase em Ciência Ambiental na Harvard University (2002). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), criada em janeiro de 2008 a partir da transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA ; professora do Programa de Pós-graduação em Pediatria: atenção à saúde da criança e adolescente; e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Poluição Atmosférica na UFCSPA. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Pediatria: atenção à saúde da criança e adolescente

Doutora em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado 3 da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em imunofarmacologia, linfoproliferação, stem cells, citocinas. Atualmente atuando em ensaios de citotoxicidade para avaliação de compostos com ação antifúngica. 

Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), graduação em Licenciatura em Ciências e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), especialização em Toxicologia Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós doutorado em Toxicologia pela Universidade do Porto - Portugal (2011). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), orientadora pelos Programas de Pós Graduação em Patologia e Ciências da Saúde da UFCSPA. Tem experiência na área de Toxicologia, atuando principalmente em: toxicologia experimental (ensaios agudos, subcrônicos, reprodutivos e de desenvolvimento) e clínica (diagnóstico, epidemiologia e prevenção de acidentes tóxicos), com ênfase em agrotóxicos medicamentos, drogas e toxinas.

 

Doutora em Neuropsicofarmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1986)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Neuropsicofarmacologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular de Farmacologia Básica e Clínica e professora permanente, na área de concentração em "Farmacologia e Toxicologia" do Programa de Pós-Graduação em Ciências Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência administrativa anterior na UFCSPA, como coordenadora do Curso de Biomedicina, coordenadora e vice-coordenadora do PPG-CS, em diferentes períodos. Implementou e coordenou o Serviço de Informações sobre Drogas com metodologia de telemedicina e, atualmente, coordena projeto de Telemedicina e Saúde Mental.As pesquisas são na área de Medicina, com ênfase em pesquisa na farmacologia e toxicologia pré-clínica e clínica, com os seguintes temas: abuso de drogas, depressão, antidepressivos, dependência a drogas. Desenvolve avaliação de moléculas inovadoras com metodologia pré-clínica para avaliação comportamental etológica em modelos animais, associada a avaliações neuroquímicas por microdiálise in vivo e por RT-PCR no cérebr, ex-vivo. Para as pesquisas clínicas usa metodologia epidemiológica e de estudos clínicos controlados para avaliação de eficácia de intervenções para os usuários de drogas e familiares por teleatendimentos em dependência química.

Doutor em Ciências Médicas (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Graduação em MEDICINA pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual UFCSPA (1982-1987). Residência Médica em CLINICA MÉDICA (Hospital São Lucas/PUCRS - 1989-1990) e em CARDIOLOGIA (Instituto de Cardiologia IC/FUCRS - 1991-1992). Mestrado em Ciências Biológicas (FISIOLOGIA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutorado - PPG ENDOCRINOLOGIA (Diabetes) da UFRGS(2006-2009). Professor Adjunto de Farmacologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordenador do Centro de Pesquisa do Hospital São Francisco - Santa Casa de Porto Alegre. Áreas de interesse em pesquisa: Efeitos cardiovasculares das drogas antidiabéticas. Disfunção Ventricular e Insuficiência Cardíaca no Diabetes. Neuropatia Autonômica Cardíaca e Diabetes tipo 2.

Doutora em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2008)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas e Toxicologia.

Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2012)

Possui bacharelado em Ciências Biomédicas (2007), doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas (2012) e pós-doutorado em Toxicologia (2013-2017). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na Área de Conhecimento de Toxicologia Analítica, Ambiental, Forense e Social. Na instituição, atuou como Chefe do Departamento de Farmacociências (2019 - 2022) e Vice-coordenador do curso Superior Tecnológico em Toxicologia Analítica (2019 - 2022). Atualmente, é o coordenador eleito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS; Conceito CAPES 5) e líder do Grupo de Pesquisa em Espectrometria de Massas da UFCSPA. Adicionalmente, foi Membro Diretor (2011-2019) e Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (2020-2022). É associado a Sociedade Brasileira de Toxicologia (2009-Atual), Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (2011-Atual) e The International Association of Forensic Toxicologists (2017-Atual). Concentra atividades de pesquisa na área de Espectrometria de Massas aplicada a Toxicologia, possuindo diversas colaborações no cenário nacional e internacional, que incluem trabalhos desenvolvidos em parceira com o John Jay College of Criminal Justice (USA), Maastricht University (NL), Universidad de la República (UY) e The European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA). CIÊNCIA ID: A815-C812-406D; ResearcherID: A-8826-2012