Clínica Médica

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1987) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professor adjunto do Departamento de Clínica Médica - Disciplina de Pneumologia , da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ( FCSPA) . É preceptor do Programa de Residência Médica em Pneumologia do Pavilhão Pereira Filho - Santa Casa de Porto Alegre. É Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, pneumologista clínico e responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar. Tem experiência em pesquisa , atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, asma, pneumonias, função pulmonar, fibrose pulmonar, endoscopia terapêutica, broncodilatadores e pneumopatias.

 

Doutor em em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)

Alessandro Pasqualotto chefia o Serviço de Infectologia de um hospital bicentenário, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde também atua como supervisor médico do Laboratório de Biologia Molecular. É professor de medicina (Infectologia) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pesquisador PQ 1B do CNPq e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inovação em Diagnóstico Molecular. Pasqualotto é fellow do European Confederation of Medical Mycology e possui MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenou a operação de diagnóstico molecular de COVID-19 por PCR em tempo real na Santa Casa, onde já foram realizados mais de 130.000 testes de PCR. É o presidente eleito da Sociedade Gaúcha de Infectologia. Pasqualotto tem atuado como consultor de uma diversidade de agências, incluindo OMS / PAHO, ANVISA, CAPES, CNPq e FAPERGS. Tem sido muito ativo na captação de recursos, tanto da iniciativa privada como de agências governamentais. Seus projetos visam desenvolver produtos para uso no ambiente hospitalar, prestando serviços à comunidade e, assim, devolvendo os investimentos à sociedade.

 

Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2007)

Médica especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Pediatria pelo Conselho Federal de Medicina. Professora de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1995), Residência Médica em Pediatria no Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre) e em Dermatologia Pediátrica no Instituto Nacional de Pediatria (Cidade do México). Mestrado em Ciências Médicas - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2003), revalidação do mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2007). Key Words: Hemangioma, Acne, Vitiligo, Psoríase, Dermatite Atópica, Genodermatoses, Mastocitose, Molusco Contagioso, Doenças Infecciosas Cutâneas, Dermatologia. 

 

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003)

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1988), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), preceptora do programa de residência médica em Psiquiatria da UFCSPA, professora do PPG em Ciências da Saúde da UFCSPA, chefe do serviço de psiquiatria da ISCMPA, e coordenadora do Centro de Referência para tratamanto de doença de Alzheimer - da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do RS. , Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psicogeriatria , ,diagnóstico, testes neuropsicológicos e tratamento. 

 

Doutor em Medicina (Gastroenterologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1985)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Medicina Gastroenterologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e Livre Docência pela Universidade Federal de Ciência da Saude de Porto Alegre (1992).Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia e do Curso de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Gastroenterologia e em Hepatologia. Ex- Presidente sa Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia - SBH e Ex-Presidente da Asociatión Latino Americana para el Estúdio del Hígado - ALEH. Fellow da American Association for the Study of Liver Diseases.Tem experiência na área de Gastroenterologia, com ênfase em Hepatologia.

Doutor em Medicina (Hepatologia) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2015)

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2005). Atualmente é Professor Adjunto de Gastroenterologia do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Hepatologia da mesma Universidade. Também atua como médico na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia e em Hepatologia. É Mestre e Doutor em Medicina: Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Associação Médica Brasileira e em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e Associação Médica Brasileira. É membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Doutora em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000)

Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) (1987), Residência Médica em Neurologia pela FFFCMPA/ISCMPA (1988-1990). Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Medicina: Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo relizado doutorado sanduiche na The Cleveland Clinic Foundation, Ohio, USA (1998-99). Pós-Doutorado no Institute of Neurology, Queen Square, University College London, UK (2006-07). Atualmente é professora Titular de Neurologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Neurologista na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Coordena o Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento da ISCMPA e o Curso de Especialização em Neurologia: Distúrbios do Movimento/Demências da UFCSPA/ISCMPA. Coordenadora do Curso de Medicina da UFCSPA de Janeiro de 2017 a Dezembro de 2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, Neuroanatomia e Neuropatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento; doenças neurodegenerativas, e alterações morfofuncionais do SNC.

Doutor em Neurociência clínica pela Universidade de Birmingham (2000)

Professor Adjunto de Neurologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1986), fez residência médica em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987-1990); mestrado em Medicina (PPG Ciências Médicas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Clinical Neuroscience pela University of Birmingham (Inglaterra, 1995-2000). Professor dos programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (UFCSPA) e Ciências da Saúde (UFCSPA). Foi membro fundador e diretor científico da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul (2016-2020). Membro da International Parkinson and Movement Disorders Society onde ocupou as funções na Pan American Section Executive Committee (2011-2013;2017-2021) Web Site Editorial Board da MDS (2011-2013) e PAS Education Committee (2009-2013). Presidente da Sociedade Gaúcha de Neurologia e Neurocirurgia (2003-2005). Foi coordenador do Departamento Científico de Distúrbios do Movimentos da Academia Brasileira de Neurologia (2008-2010). Foi membro do Comitê de Ètica e Pesquisa da UFCSPA e do Hospital Moinhos de Vento. Membro da Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da UFCSPA. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2019-atual). Presidente eleito da Academia Brasileira de Neurologia (2020-atual). Principais áreas de pesquisa: Doença de Parkinson e Parkinsonismo, Distúrbios do Movimento, Neuroreabilitação.

Doutora em Psiquiatria e Ciências do comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Medicina (2000) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) especialização (2003) em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), mestrado (2005), doutorado (2008) e pós-doutorado (2011) em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou fellow de pesquisa no Massachusetts General Hospital (Boston, USA, 2007) e na Universidade de Leiden (Holanda, 2011). Atualmente é professora adjunta de psiquiatria da UFCSPA e da UFRGS, pesquisadora do HCPA e é psiquiatra na prática privada. É preceptora da residência em Psiquiatria da UFCSPA no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e também preceptora da residência de psiquiatria no HCPA, coordenadora do ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental e preceptora do ambulatório de Ansiedade do HCPA. É co-autora de mais de 50 artigos, com ênfase em Ansiedade, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapias, genética, transtorno do pânico, terapia cognitivo comportamental e transtornos fóbicos.

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)

Possui graduação em Medicina pela Univesidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (1995) e Doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004). Professor adjunto de Clínica Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2008). Atualmente é Médico-Plantonista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Preceptor de Clínica Médica do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Broncoscopia Flexível e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Desmame (Weaning), Ventilação Mecânica (Mechanical Ventilation), Ventilação Mecânica Não Invasiva (Non-invasive Ventilation), Humanização da UTI e Qualidade de Vida após alta da UTI (Health Quality of Life).

Doutor em Urologia pela Universidade Estadual de Wayne (1993)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Doutor pela Wayne State University - Detroit, MI - USA e pela Universidade de São Paulo - UNIFESP. Fellowship na Cleveland Clinic, Cleveland OH - USA. Professor Doutor, Livre-Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Chefe do Programa de Residência Médica em Urologia e Responsável pela Disciplina de Urologia da UFCSPA. Professor do Curso de Especialização em Trauma do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Professor do Curso de Especialização em Sexologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do RS. Professor de Bioética do Curso de Especialização em Bio-Engenharia da UFCSPA. Membro Corpo Editorial do Canadian Journal of Urology (Toronto, Canada). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e Chefe do Ambulatório de Andrologia da Santa Casa de Porto Alegre. É Membro Efetivo (cadeira 43), da Academia Sulriograndense de Medicina. Representante do Brasil na Sociedade Internacional de Urologia (SIU). Ex-Editor da Revista da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul). Ex-Membro eleito do Conselho Regional de Medicina (CREMERS). Tem experiência na área de Medicina em Urologia, Andrologia, atuando principalmente em: disfuncao eretil, infertilidade, Peyronie, câncer gênito-urinário, prevenção do cancer próstata, reconstrução de genitália e saúde do homem.

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, colaborador - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, professor Titular do Departamento de Clinica Médica - Nefrologia e no Curso de Pós Graduação de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), coordenadora do Departamento de Transplante Pediátrico da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos . Membro do Departamento de Nefrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nefrologia pediátrica, transplante renal pediátrico, doação de órgãos e glomerulopatias.

Doutora em  Medicina (Hepatologia) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1998)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (1983), Mestrado em Medicina Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) , Doutorado em Medicina Hepatologia pela UFCSPA (1998) e Livre Docência em Gastroenterologia pela UFCSPA (2005). Atualmente é Professora Associada da UFCSPA e do Programa de Pós-Graduação em Hepatologia da UFCSPA, Membro do Serviço de Gastroenterologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Médica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A. Pesquisadora CNPQ nível 2. Membro da American Association for Study of Liver Diesease (AASLD) e da American Association of Nutrition (AAN) O índice H (http://www.isiknowledge.com) calculado para suas publicações em revistas internacionais é 11 na Web of Science (534 citações) e 10 na Scopus (333 citações).

 

Doutora em Ciências Médicas (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Denusa Wiltgen é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). PhD, MD PPG Clínica Médica - Endocrinologia pela UFRGS, além de Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da UFCSPA. Supervisora da Residência de Clínica Médica/Medicina Interna da UFCSPA. Atua como médica internista no Complexo Hospitalar Santa Casa e no Hospital Moinhos de Vento. Atualmente é Coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar Santa Casa. 

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995)

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), residência medica em Pneumologia -UFCSPA e Especialização em Geriatria (PUCRS), MBA em Gestáo Hospitalar 2009 (IBGEN) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é médico pneumologista - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, coordenador médico do Ambulatorio de Pneumologia do Pavilhão Pereira Filho (ISCMPA). Agraciado em 2011 como Irmão pela Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre. Professor adjunto do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, professor regente da disciplina de Geriatria Clinica da UFCSPA e professor regente da Pós Graduação da UFCSPA (Pedagogia Medica). Professor Convidado do Instituto de Geriatria da PUCRS em nível de Pós Graduação. Escritor, com oito livros publicados de sua autoria exclusiva ou em parcerias. Pneumologista do Grupo de Transplante Hepatico da ISCMPA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento Pulmonar, Transplante Hepático, Geriatria, Apnéia do Sono e Educaçao Médica. Tem cidadania européia (italiana).