Escritório de Projetos divulga oportunidades para pesquisadores.

O Escritório de Projetos informa que a Comissão Europeia no Brasil (CE) divulgou, via CNPq e Confap, quatro chamadas emergenciais com foco nas variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2).  Em uma das quatro chamadas (2 - programa Horizon Europe), os pesquisadores brasileiros podem se inscrever diretamente. As outras três, embora não sejam diretamente voltadas para pesquisadores brasileiros, permitem a inscrição de propostas que poderão ser selecionadas pela Comissão Europeia e receber financiamento do órgão. A Comissão Europeia espera que os projetos financiados possam: Estabelecer novos e/ou construir em grande escala existente, multicentros e consórcios regionais ou multinacionais, incluindo grupos além das fronteiras da Europa, que devem promover rapidamente o conhecimento sobre SARS-CoV-2 e suas variantes emergentes. Desenvolver ainda possíveis terapêuticos ou vacinas promissoras contra o SARS-CoV-2, já tendo concluído o desenvolvimento pré-clínico, em estudos clínicos. Apoiar infraestruturas de pesquisa para acelerar o compartilhamento de dados e fornecer suporte de pesquisa rápido e eficaz, para enfrentar as variantes do coronavírus e estar pronto para futuras epidemias. Espera-se também que os consórcios de sucesso colaborem com outras iniciativas e projetos relevantes em nível regional, nacional e internacional para maximizar sinergias e complementaridade e evitar duplicidade dos esforços de pesquisa.

As quatro chamadas emergenciais têm como objetivo enfrentar a Covid-19 a curto e médio prazo e, simultaneamente, preparar para o futuro para o enfrentamento de futuras pandemias. O prazo para submissão de propostas para as chamadas vai até o dia 6 de maio. Confira abaixo as chamadas:

  • Chamada 1 - FAIR and open data sharing in support to European preparedness for COVID-19 and other infectious diseases
  • Chamada 2 - Research infrastructure services for rapid research responses to COVID-19 and other infectious disease epidemics (Pesquisadores brasileiros que submeterem propostas para esta chamada poderão ser financiados por meio do programa Horizon Europe).
  • Chamada 3 - Vaccines & therapeutic clinical trials to boost COVID-19 prevention and treatment
  • Chamada 4 - Cohorts united against COVID-19 variants of concern

 Todas as informações sobre as chamadas podem ser obtidas neste link