A UFCSPA é agora membro da iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (UNAI). O certificado foi conferido à universidade no dia 14 de março e torna a instituição um dos 1.300 membros de mais de 135 países que trabalham de forma conjunta para promover ações de paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. O UNAI é uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialogam com os valores da ONU.

Como membro da UNAI, a UFCSPA deverá realizar a cada ano ao menos uma ação em apoio aos dez princípios do órgão: compromisso com a carta das nações unidas; direitos humanos; erradicação da pobreza; construção de capacidades; educação para todas e todos; cidadania global; acesso à educação superior; diálogo intercultural; paz e resolução de conflitos; e sustentabilidade. A participação na UNAI não requer nenhum tipo de pagamento.

Conforme o site das Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, o trabalho das instituições parceiras ao UNAI é vital para que sejam alcançados os objetivos de desenvolvimento sustentável, pois elas atuam como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que enfrentados atualmente.