Professora Maria Beatriz Mostardeiro Targa (26/09/1945 – 18/10/2020)

"Fez a graduação em Medicina pela Faculdade Católica de Medicina (FFFCMPA) e se formou em 1973; residência médica em doenças infecciosas e parasitárias pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1976). Fez especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1979). Foi docente da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Diretora do Hospital Santa Clara e Diretora de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.

Foi também Pró-diretora de graduação e pesquisa da FFFCMPA; Médica chefe de Posto de Saúde; Delegada Regional de Saúde e Diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e ambulatorial da SSMA.

Participou de forma intensa da construção do SUS no Rio Grande do Sul. A primeira campanha nacional de vacinação contra poliomielite foi aberta em seu Posto de Saúde e nesta segunda-feira, 19, recebeu uma homenagem póstuma do Provedor, por ocasião da Missa dos 217 anos da Santa Casa.

O mais importante que nos deixou foi sua forma carinhosa de trabalhar. Mesmo estando junto nos momentos mais duros, as pessoas sempre lembram das risadas e de sua alegria no cumprimento do dever".