Formatura antecipada foi celebrada nesta quinta-feira, 30

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira, 30, a formatura antecipada de 11 alunos do curso de Medicina devido à pandemia de Covid-19. A cerimônia virtual foi conduzida pela reitora Lucia Pellanda acompanhada da pró-reitora de Graduação, Márcia Rosa da Costa, da coordenadora do curso de Medicina, Margaret Gerbase, e da coordenadora de Processos de Ensino, Mônica Oliveira.

A realização da formatura foi viabilizada pela Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que permite a conclusão do curso antecipada para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. A medida do MEC visa a reforçar as ações de combate ao novo coronavírus e tem eficácia enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para obter o grau, os discentes demonstraram ter concluído pelo menos 75% da carga horária prevista para internato médico ou estágio supervisionado.

Na condição de orador da turma, o formando e agora médico Antônio Amaral fez alusão ao momento difícil enfrentado por todos e às mais de 90 mil vidas brasileiras perdidas na pandemia. "Mesmo em frente à duvida, ao desconhecido e à morte, os profissionais de saúde estão na linha de frente. Nossa sincera gratidão a essas pessoas que nos ensinam que saúde é lutar contra tudo o que nos oprime. Nunca deixem apagar esta chama que é o desejo de mudar o mundo", declarou aos colegas.

A coordenadora Margaret Gerbase lembrou a trajetória percorrida desde o primeiro dia dos estudantes na universidade. "Foi um caminho de perseverança, dedicação, motivação e transformação para cada um de vocês. Quantas renúncias precisaram ser feitas em prol de um objetivo único, mas também a descoberta de amizades, da ciência, da prática médica e do paciente", celebrou. A professora reforçou que o sentido da vida e da medicina é "tocar o coração do outro" e que os egressos sempre serão lembrados pelos professores e pertencentes à universidade.

Na fala de encerramento, a reitora Lucia Pellanda reforçou o orgulho e a confiança depositadas pela UFCSPA na formação dos alunos, mesmo nas circunstâncias excepcionais da pandemia. "Sempre digo que não podemos escolher o momento em que vivemos, mas podemos escolher a maneira de vivê-lo. Confio no futuro de vocês, pois as suas trajetórias provam que a dificuldade é algo que podem enfrentar", salientou. Em sua mensagem, Lucia também reforçou a importância de valores como o respeito à vida, a humanidade, o pensamento solidário e a empatia na profissão médica.

A transmissão da formatura chegou a ser acompanhada por cerca de 250 pessoas no canal da UFCSPA no YouTube, entre familiares e amigos dos novos médicos. A íntegra da gravação pode ser acessada neste link a partir desta sexta-feira, 31.

Lista de formandos de 30/07/2020

• Amanda Thum Welter