Ato virtual conferiu grau a acadêmicos dos cursos de Farmácia e Medicina

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre promoveu nesta quinta-feira, 14, a formatura antecipada de oito alunos de graduação em virtude da pandemia de Covid-19. Sete estudantes do curso de Farmácia e um discente de Medicina obtiveram o grau em cerimônia virtual conduzida pela reitora Lucia Pellanda acompanhada da vice-reitora Jenifer Saffi, da pró-reitora de Graduação, Márcia Rosa da Costa, da coordenadora de Graduação, Mônica Oliveira, e das coordenadoras de curso Margaret Gerbase (Medicina) e Carine Blatt (Farmácia). Também participaram do ato convidados dos formandos e a representante do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Zelma Padilha.

A realização da formatura foi viabilizada pela Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que permite a conclusão do curso antecipada para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. A medida do MEC visa a reforçar as ações de combate ao novo coronavírus e tem eficácia enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para obter o grau, os discentes demonstraram ter concluído pelo menos 75% da carga horária prevista para internato médico ou estágio supervisionado.

Na abertura da sessão, a reitora Lucia Pellanda salientou que era a primeira formatura realizada por videoconferência na história da UFCSPA. "As aparências externas não são o elemento mais importante de uma formatura. Este é um dia especial, independente do formato. O que valem são o aprendizado que tivemos juntos e a coragem que vocês mostram neste momento de pandemia. É de pessoas assim que o mundo precisa", declarou. As coordenadoras Carine e Margaret parabenizaram os formandos e também pontuaram os sentimentos de coragem e orgulho em suas falas. Os nomes dos formandos podem ser conferidos abaixo:

Farmácia

• Aimi Benattto