Inova UFCSPA

A professora Adriana Seixas, docente da área de Biotecnologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), participou do Deep Tech Summit 2026, realizado em São Paulo nos dias 11 e 12 de agosto. Organizado pela Emerge, o evento reuniu pesquisadores, startups, grandes empresas, investidores e representantes do poder público para discutir o desenvolvimento de tecnologias baseadas em ciência e tecnologia e as oportunidades de conexão entre pesquisa, mercado e investimento.

A participação de professora ocorreu representando o BiotecLab, grupo de pesquisas em Biotecnologia em Saúde da UFCSPA e a AmbricBiotech, startup de biotecnologia originada de pesquisas desenvolvidas no laboratório da Universidade que atualmente participante do Catalisa ICT – Fase 2 e da primeira edição brasileira da WIPO IP Management Clinic, iniciativa voltada à gestão estratégica da propriedade intelectual de empresas de base científica e tecnológica. A professora e o BiotecLab tambem participam do programa de inovação promovido pela pela PROPPGI e Inova e desenvolvido junto à EMERGE,

Durante o Deep Tech Summit, a professora participou, a convite do Sebrae/Catalisa ICT, de um seminário promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO/OMPI). O encontro reuniu um representante de cada região do Brasil selecionados pelo time do Catalisa-ICT , além de especialistas em propriedade intelectual e inovação, para discutir a importância da PI no desenvolvimento de novas tecnologias

Entre os palestrantes estiveram Hulda Oliveira Giesbrecht, do Sebrae Nacional, com atuação na área de inovação e no Catalisa ICT, e Maria Eugênia Ramos Gallotti, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Propriedade Industrial, Negócios e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além, de representantes do escritório da WIPO vindos de Genebra para consagrar a primeira edição do WIPO IP Manegement Clinic no Brasil.

A experiência também está relacionada à a criação da AMBRIC Biotech, startup de biotecnologia fundada pela professora e seus alunos de pós-graduação e pós-doutorado. A criação da empresa foi impulsionada pela participação no Programa Catalisa ICT do SEBRAE.

A Ambric Biotech foi uma das 22 startups brasileiras selecionadas entre mais de 200 inscritas para participar do WIPO IP Management Clinic, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão estratégica da propriedade intelectual de empresas inovadoras, sendo essa edição voltada para os setores de biotecnologia e tecnologias verdes.

Com duração de quatro meses, a WIPO IP Management Clinic oferece às empresas participantes mentoria individualizada e apoio especializado para o desenvolvimento de estratégias de propriedade intelectual alinhadas aos objetivos de seus negócios. A iniciativa busca ampliar a capacidade das empresas de utilizar a propriedade intelectual como ferramenta estratégica para proteção, desenvolvimento e crescimento de suas tecnologias.

Para Adriana, a participação no evento representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos e estabelecer conexões com diferentes atores envolvidos no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias de base científica. A experiência também contribui para fortalecer a relação entre pesquisa, propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação. “Foi uma experiência muito importante representar o BiotecLab e a AmbricBiotech em um evento que reúne pesquisadores, startups, investidores, setor público e empresas. Esses espaços de conexão são fundamentais para aproximar a pesquisa científica do empreendedorismo, ampliar oportunidades de parceria e pensar em estratégias para que as tecnologias desenvolvidas a partir da pesquisa possam chegar ao mercado e gerar impacto”, destaca a professora.

A participação de Adriana Seixas no Deep Tech Summit reforça sua atuação na aproximação entre ciência, inovação e empreendedorismo, além de contribuir para ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da UFCSPA e das soluções de base científica e tecnológica geradas a partir das pesquisas realizadas na nossa instituição, que logo poderão chegar ao mercado e gerar impacto na sociedade.