Aplicativo ajuda a monitorar o índice de massa corporal de crianças (Crédito: Reprodução Play Store)

Desde junho já pode ser baixado o Graphi, um aplicativo desenvolvido por estudantes do curso de Informática Biomédica para auxiliar no dia a dia de pediatras, pais e pequenos pacientes. A iniciativa, idealizada pela professora de Pediatria Tânia Rohde Maia, facilita o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e a apresentação de dados do desenvolvimento crescimento infantil de uma forma clara e intuitiva. Segundo a docente, a ferramenta facilita a comunicação das informações: “É muito mais fácil de visualizar no aplicativo a situação de peso, estatura e IMC, inclusive com um aspecto lúdico para as crianças”.

O desenvolvimento do projeto foi conduzido, em conjunto, pelos alunos da UFCSPA, Rodrigo Giglio e Camile Ancines, além dos acadêmicos da PUCRS, Fernando Maioli e Vitor Demenighi, e do acadêmico do Senac, Augusto Marques, integrantes da Apple Developer Academy de Porto Alegre. Os estudantes explicam que o Graphi vem atender a uma necessidade percebida nos consultórios pediátricos. “Hoje em dia, os médicos precisam usar a Caderneta da Criança para mostrar aos pais o IMC dos filhos, mas os gráficos deste documento são de difícil compreensão para quem não tem familiaridade”, detalha Rodrigo. “Nós quisemos tornar esses dados mais acessíveis e mais agradáveis visualmente”, complementa Camile.

A professora Tânia explica que o acompanhamento do peso e estatura dos pequenos pacientes é essencial, e por este motivo buscou a ajuda dos futuros informatas biomédicos, através de contato com a professora de Engenharia de Software, Juliana Silva Herbert. “Nos adultos, sem importar a idade, um IMC abaixo de 18 indica baixo peso e acima de 30 aponta obesidade. Nas crianças, esses indicadores variam a cada mês”, compara. O Graphi vem auxiliar neste sentido: basta inserir os dados de peso e estatura no aplicativo e o resultado é mostrado automaticamente, inclusive indicando quantos quilos a criança precisa ganhar ou perder para atingir um índice saudável.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e Google Play.