"Bê-á-bá da Segurança Digital" é a nova obra de acadêmicos da UFCSPA em parceria com a FMP

Aconteceu em 26 de março o lançamento do livro "Bê-á-bá da Segurança Digital", elaborado por acadêmicos da Federal da Saúde em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). A obra foi desenvolvida para atender demandas do público 60+ a respeito do uso seguro de aparelhos eletrônicos, especialmente em um contexto de aumento do número de golpes e fraudes virtuais registrado nos últimos anos.
Segundo os autores, o objetivo do livro é promover o uso seguro das tecnologias, proporcionando autonomia e proteção ao público idoso. Entre os assuntos abordados no material estão dicas básicas de prevenção a golpes, conscientização contra fake news e uso adequado de inteligência artificial. Esse novo "Be-á-bá" faz parte de uma sequência de publicações voltada à terceira idade, iniciada em 2020, pelo grupo de pesquisa da UFCSPA.
A construção do livro faz parte de um trabalho de doutorado conduzido pela aluna Giovana Bonetti, do Programa de Pós-Graduação em Patologia. São autores da obra a professora da UFCSPA, Claudia Bica, o acadêmico de Medicina e bolsista Proext-PG com ênfase em Letramento em Saúde, Rodrigo Ramos, e o informata biomédico e aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Luis Fernando Braga.
Construído a partir de oficinas em grupos de convivência em Porto Alegre, o projeto conta ainda com a participação de diversos estudantes da UFCSPA, como as alunas de Medicina Angela Peres, bolsista de iniciação tecnológica, e Maria Eduarda Vieira, bolsista de inicição à docência, além do aluno de Medicina, Lucas Passetti, e da aluna de Biomedicina, Sabrina Rockenback, ambos bolsistas do "Projeto Territórios - CNPQ", que visa atender localidades impactadas pelas inundações de 2024.





