Núcleo Cultural

Mostra artística gratuita lembra os 38 anos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio e os 24 anos da promulgação da Lei da Reforma Psiquiátrica, ocorrida em abril. A abertura será no dia 21 de maio, às 19h, no Espaço de Artes da UFCSPA. Serão expostas obras de pacientes e ex-pacientes participantes da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e do Instituto Psiquiátrico Forense, além de um videoarte produzido por acadêmicos do curso de Psicologia da UFCSPA.

A proposta surgiu da preocupação do Centro Acadêmico de Psicologia Igor Carneiro (CAIC) em relembrar a Reforma Psiquiátrica no Brasil e mantê-la viva entre a comunidade acadêmica e população. Segundo Davi Nascimento Vargas, discente de Psicologia da UFCSPA, a temática é considerada indispensável para a conscientização e a reflexão crítica sobre o tema.

O nome do projeto “Trem de Doido” foi inspirado em obras culturais que retratam o transporte de seres humanos para o Hospital Colônia de Barbacena. Uma delas é a canção "Trem de Doido", de autoria do cantor e compositor mineiro Lô Borges, na qual o músico descreve os vagões que transportavam pessoas ao local.

Outra referência é o conto “Sorôco, sua mãe e sua filha”, escrito por Guimarães Rosa, em 1962, no livro "Primeiras Estórias”. O conto acompanha Sorôco, o protagonista, que leva sua mãe e filha, consideradas loucas, para embarcar no trem rumo ao hospital psiquiátrico. Confira no link o filme de 1975, uma adaptação da obra literária para a TV Cultura. https://youtu.be/Rlz0-3TP4S4?si=szxdDPbJXer5RxXx

A exposição estará aberta à visitação até 20 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h. O Espaço de Artes da UFCSPA fica na Av. Sarmento Leite, 245, térreo do prédio 1 do Campus da UFCSPA, no Centro Histórico.

 

Serviço:

Abertura da exposição Trem de Doido

Quando: 21 de maio, às 19h

Local: Espaço de Artes da UFCSPA

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h30min até 20h30min, até 20 de junho.