Núcleo Cultural

“Conexões em cena: cultivando laços e narrativas acadêmicas” apresentará sessões de cinema abertas a toda comunidade interna e externa. Para motivar a reflexão, foram escolhidas obras que abordam temas como: desigualdade, identidade, saúde mental e exclusão social.  As sessões ocorrerão no hall interno do 3º andar do prédio 2, com entrada gratuita e em horários diferenciados para facilitar a participação dos estudantes.

A estreia do projeto será no dia 30 de abril, às 18h20, com o filme “O homem que copiava”(trailer), dirigido pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado. No dia 8 de maio, às 12h, será a vez da apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”(trailer), documentário dirigido Armando Mendz. O terceiro e último filme, “Cidade de Deus”(trailer), de Fernando Meirelles e Kátia Lund, poderá ser visto no dia 13 de agosto, às 18h20. (EVENTO CANCELADO) Todas as sessões serão seguidas de debates.

A proposta é desenvolvida por uma comissão envolvendo diferentes áreas da universidade: Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID), Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), Coordenação de Aprendizagem e Desenvolvimento docente (CADD) e Grupo Acadêmico de Estudos Psicanalíticos (GAEP). 

“Nosso propósito é criar um espaço para a construção de laços, possibilidades de encontros e vivências acadêmicas via a sétima arte. Queremos promover interações para fortalecer a comunidade, garantindo que diferentes vozes e perspectivas sejam ouvidas e representadas, promovendo um ambiente inclusivo e celebrando a diversidade cultural”, afirma Ana Carolina dos Santos, psicóloga do NAP.