Atividade terá show de encerramento com Maria Alice  e Ricardo Arenhaldt 

O Dia da Voz UFCSPA 2025 será comemorado no dia 16 de abril no Teatro Moacyr Scliar, no 3º andar do Prédio 2, na Av. Sarmento Leite, 245. O evento aberto a toda população ocorrerá das 18h30min às 20h30min, com entrada gratuita. Neste ano, o foco da atividade é refletir sobre a importância da empatia no uso da voz como ferramenta de comunicação.  Dois especialistas no tema estarão presentes: a psicóloga Bruna Weber, com a palestra “Escutando com o coração - como a empatia transforma relações” e o fonoaudiólogo Alexandre Lira que falará sobre “O poder da empatia na comunicação”. Outro ponto forte do evento é o cultural que, desta vez, apresentará um show com Maria Alice Arenhaldt na voz e Ricardo Arenhaldt na bateria. A coordenação é da professora Mauriceia Cassol.

O Dia da Voz na UFCSPA já é uma data oficial na Universidade, desde 2007 o dia é lembrado com reflexões, atividades de conscientização sobre o impacto da voz no dia-a-dia das pessoas, promovendo diálogo com a sociedade sobre saúde vocal. Nesta edição, o intuito é apresentar ao público como a voz tem um poder transformador, sendo o "veículo" para conectar as pessoas e celebrar a sua expressão.

Palestrantes:

Mauriceia Cassol: É professora do curso de Fonoaudiologia e do PPG em Ciências da Reabilitação da UFCSPA. Doutora em Ciências da Saúde (PUCRS); Pós-doutora em Voz (Universidade de Ghent/ Bélgica); Coordenadora do grupo de pesquisa A Nossa Voz Em Pauta.

Alexandre Lira: É fonoaudiólogo, licenciado em Música (UFAL). Especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), mestre e doutorando no PPG de Ciências da Reabilitação UFCSPA, professor do curso de Fonoaudiologia (UNIVINTE) e do PPG em Comportamento não verbal (Cluelab). Membro do grupo de pesquisa A nossa Voz em Pauta. 

Bruna Weber: Psicóloga (UFCSPA), especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS. Mestranda no PPG de Psicologia e Saúde (UFCSPA) com projeto relacionado à psicologia positiva e bem-estar. Membra do grupo de pesquisa em avaliação psicológica. 

Os músicos:

Maria Alice Arenhaldt: A cantora iniciou integra o Grupo Piá que leva arte e música para escolas estaduais, além de ter participações no grupo Jambo Trio. 

Ricardo Arenhaldt: Com uma trajetória de mais de 30 anos de profissão, o baterista já tocou com diversos músicos nacionais . No exterior se apresentou na Alemanha, Portugal, Espanha, França, Áustria, Argentina e Uruguai. Vencedor de três Prêmios Açorianos, em 1995 foi o melhor instrumentista em percussão, em 2002, melhor instrumentista de MPB e em 2005, melhor instrumentista regional com o Grupo Quartchêto. Atualmente compõe o grupo de Carlos Badia, Quartchêto, Alejandro Brittes e Jambo Trio.

 

Serviço:

18h30 Abertura do Dia da Voz – Fonoaudióloga e  Mauriceia Cassol.

18h45min Palestra 1: O poder da empatia na comunicação - Fonoaudiólogo Alexandre Lira.

19h30min: Palestra 2: Escutando com o coração - como a empatia transforma relações – Psicóloga Bruna Weber.

20h: Momento cultural - Apresentação musical  com Maria Alice Arenhaldt e Ricardo Arenhaldt. Pai e filha vão interpretar músicas da MPB.