Hellena Leão ficou entre as cinco vencedoras da MCO Essay Competition 2024

Hellena Leão é a única brasileira selecionada na competição do MCO (Arquivo Pessoal)

A aluna do curso de Psicologia da UFCSPA Hellena Leão está entre as cinco vencedoras da MCO Essay Competition 2024, premiação organizada pelo Magna Charta Observatory (MCO). Estudante do terceiro ano da graduação e também bolsista de iniciação à docência, Hellena teve seu texto premiado ao abordar propostas para ampliar a inclusão, por meio da efetiva presença e envolvimento de todos os estudantes, nos ambientes da educação superior.

O desafio proposto pelo MCO aos participantes foi responder a pergunta “What would you change about your higher education experience or environment to make it more inclusive for all who have the ability to benefit from it?” ["Que mudanças você faria na sua experiência de ensino superior ou no ambiente para torná-lo mais inclusivo para todos que têm a capacidade de se beneficiar dele?"].

Para embasar os argumentos de sua escrita, Hellena explica que utilizou autores como Paulo Freire e bell hooks, com que teve contato durante as aulas do curso de Psicologia, e também devido às atividades do projeto "Inovação Pedagógica na literatura e na saúde: experiências pela narrativa 2024". A discente menciona que todas essas experiências acadêmicas foram acompanhadas pelas docentes da UFCSPA Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, Luciana Boose Pinheiro, Mayte Raya Amazarray e Tonantzin Ribeiro Gonçalves.

"O concurso contou com cerca de 145 ensaios, enviados de 45 países diferentes, com o objetivo de refletir sobre a inclusão no ensino superior pelo mundo todo. Fui a única brasileira selecionada", celebra a aluna. A lista completa de vencedores e mais detalhes sobre a premiação podem ser conferidas no site oficial da organização.