Seleção dos vencedores considerou porcentagem das publicações entre as top 10% instituições mais citadas em cada ODS; cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 5, em Brasília (DF)

CAPES celebrou 23 anos do Portal de Periódicos (Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

A vice-reitora Jenifer Saffi representou a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre na quinta edição do Prêmio CAPES - Elsevier, realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em Brasília (DF).

A UFCSPA foi uma das 13 instituições brasileiras agraciadas com o prêmio, que reconhece o impacto das contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de uma menção especial.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES (Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)


De acordo com os dados divulgados pela Elsevier, o ranqueamento das instituições foi realizado a partir de análises da produção científica e métricas obtidas por meio da ferramenta SciVal, que permite acesso agilizado aos resultados de pesquisa de mais de 20 mil instituições em 230 nações ao redor do mundo. Segundo o grupo editorial, os vencedores foram selecionados com base no indicador que analisa a porcentagem das publicações entre as top 10% mais citadas em cada ODS.

Vice-reitora Jenifer Saffi e presidente da Capes Mercedes Bustamante (Divulgação)


Na ocasião, a vice-reitora destacou a importância do prêmio como um reconhecimento do papel fundamental desempenhado pela UFCSPA na construção de um futuro mais equitativo e inclusivo. "Como a Federal da Saúde, vamos usar esse reconhecimento como reflexão e inspiração para continuar avançando e colaborando com o enfrentamento dos desafios que ainda persistem em nossas comunidades e no nosso país. Agradecemos a todos pelo apoio contínuo e pelo comprometimento com a causa da redução das desigualdades, por meio da educação e da produção do conhecimento", celebrou.