Divulgada nesta sexta-feira, 24, honraria concedida pela Capes - Elsevier destaca o impacto de instituições brasileiras em 13 categorias

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre receberá em 5 de dezembro o Prêmio Capes - Elsevier 2023, que reconhece as instituições brasileiras que mais contribuíram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) no período 2018-2022. A distinção foi divulgada nesta sexta-feira, 24, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e a empresa editorial Elsevier.

Segundo as entidades, a UFCSPA conquistou a posição de destaque na categoria ODS 10 - Redução das desigualdades. Outras 12 instituições brasileiras também serão reconhecidas durante a premiação em Brasília (DF), além de uma menção especial à Universidade Federal do Sergipe (confira lista completa no final da matéria). De acordo com os dados divulgados pela Elsevier, o ranqueamento das instituições foi realizado a partir de análises da produção científica e métricas obtidas por meio da ferramenta SciVal, que permite acesso agilizado aos resultados de pesquisa de mais de 20 mil instituições em 230 nações ao redor do mundo.

A reitora Lucia Pellanda celebrou a conquista, salientando as contribuições da universidade para o desenvolvimento do país e a redução das desigualdades. "Ficamos muito felizes com o prêmio! No ano passado a UFCSPA também conquistou o prêmio de produção científica que mais impacta as políticas públicas. Isso mostra muito a nossa vocação de contribuição para a sociedade. É a missão da universidade posta em prática, e temos muito orgulho do trabalho que é feito por toda a comunidade universitária", comemorou.

Lista completa de instituições premiadas:

• ODS 1 - Erradicação da pobreza
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes
    • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Menção Especial
    • Universidade Federal de Sergipe (destaque nas ODS 1, 3, 5, 10, 12 e 16)