Pró-Reitoria de Planejamento compartilha junto à comunidade os detalhes sobre trabalhos realizados na universidade

Reconfiguração do Laboratório de Anatomia provoca alterações no acesso ao prédio 1 (Luciano Valério/UFCSPA)

Nas últimas semanas, diversos pontos no campus da UFCSPA encontram-se interditados, ocasionando restrições à circulação para garantir a segurança dos membros da comunidade. Trata-se de obras de ampliação e melhorias realizadas nos prédios 1, 2 e 3 visando à construção de novas instalações, como o Almoxarifado de Químicos, reforma de ambientes e ações de manutenção das edificações.

A Pró-Reitoria de Planejamento, que acompanha a execução dos trabalhos, pede paciência aos colaboradores e estudantes por eventuais transtornos encontrados no dia a dia. A pró-reitora Evelise Fraga destaca a presença de faixas amarelas e placas de sinalização espalhadas pelo campus, explicando que isso ocorre devido à atenção constante das áreas responsáveis pela manutenção e conservação da infraestrutura (Prefeitura do Campus, Engenharia e Engenharia de Segurança) para identificar e sinalizar possíveis riscos.

“Essas restrições são para a segurança de todos.  Até que a solução definitiva do problema seja implementada, o que depende muitas vezes da empresa terceirizada para manutenção, precisamos deixar claro para as pessoas que o local pode trazer algum risco. Além disso, estamos com diferentes obras e reformas programadas e que são necessárias para o desenvolvimento da UFCSPA, como a reconfiguração do Laboratório de Anatomia, a instalação das escadas de incêndio e a construção do depósito de químicos da instituição”, salienta Evelise.

Sinalizações foram colocadas em diversos pontos do campus para garantir a segurança da comunidade (Luciano Valério/UFCSPA)

“Importante salientar que todas as obras em andamento tem por objetivo melhorar algum ponto da infraestrutura do campus e proporcionar condições de segurança, integridade e de desempenho das instalações prediais, de modo a beneficiar as atividades desempenhadas pelos servidores, discentes e demais colaboradores”, complementa a pró-reitora.

Com foco na transparência e no compartilhamento de informações, a Proplan divulga mais detalhes sobre o andamento das principais obras no campus. Confira abaixo:

Laboratório de Anatomia

  • O que vem sendo feito: Ampliação do número de salas de aulas práticas, revitalização e modernização das instalações.
  • Acessos interditados provisoriamente: Circulação do Subsolo do prédio 1, ala norte. Este acesso permanecerá interditado até a conclusão da etapa 2, em meados de março de 2024.
  • Previsão de término: dezembro de 2024.

Renovação das impermeabilizações nos prédios 1 e 2

  • O que vem sendo feito: Correção da estanqueidade das lajes, saneamento de infiltrações, revitalização e preservação da integridade das estruturas. Várias lajes já foram corrigidas e revitalizadas desde a assinatura do contrato. No momento, resta a laje do 4º andar do prédio 2 para conclusão do escopo. 
  • Acessos interditados provisoriamente: Hall do prédio 2.
  • Previsão de término: dezembro de 2023.

Almoxarifado de Químicos no prédio 3

  • O que vem sendo feito: Foi concluída a reforma para implantação do almoxarifado de químicos. Com a entrega desta obra será possível iniciar o gerenciamento centralizado dos estoques de produtos químicos da UFCSPA, propiciando maior segurança aos laboratórios mediante remoção de estoques deste locais, além da otimização do gerenciamento integrado das compras e necessidades.
  • Acessos interditados provisoriamente: Não há interdições.
  • Previsão de término: novembro de 2023.

Construção de escadas de emergência e outras medidas de segurança contra incêndio no Prédio 1

  • O que será feito: Em meados de janeiro de 2024 serão iniciadas as obras para atendimento a medidas de proteção e combate à incêndio exigidas pelo Corpo de Bombeiros do RS para concessão de Alvará.
  • Acessos interditados provisoriamente: Serão interditadas as circulações entre os prédios 1 e 3 (na sala sul) e o pátio entre o RU e a ala norte da UFCSPA.
  • Previsão de término: fevereiro de 2025. 

Outras intervenções

  • O que vem sendo feito: Além das obras, algumas intervenções estão sendo realizadas através do contrato de manutenção predial. Cita-se, dentre elas, a execução de manutenções corretivas em fachadas dos prédios 1 e 3. Essas ações requerem o isolamento temporário de áreas até a contratação dos serviços por questões relacionadas à segurança dos transeuntes. Tais interdições deverão ser removidas assim que os serviços forem concluídos.
  • Previsão de término: fevereiro de 2024.

Acompanhe todas as atualizações na página da Engenharia