Material foi elaborado por estudante vinculada ao projeto de extensão "Educação Permanente de Enfermagem na Saúde Mental"

Equipes da UFCSPA e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Foto: Arquivo Pessoal)

No último dia 6 de novembro, a estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Caroline Busatto, acompanhada das professoras orientadoras Annie Jeanninne Bisso Lacchini e Karin Viégas, realizou a entrega de um Guia de Orientações de Saúde Mental ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). O guia, resultado do trabalho de conclusão de curso da acadêmica, é vinculado ao Projeto de Extensão "Educação Permanente de Enfermagem na Saúde Mental".

A entrega do guia ocorreu em um encontro que contou com a presença da Direção Geral e diretoras de enfermagem do HMIPV, a coordenadora de enfermagem da unidade e a equipe de enfermagem do turno da tarde. O material aborda temas como Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia nervosa), Transtornos Bipolares (Tipo I, Tipo II e Cíclotímico) e Esquizofrenia. Cada capítulo aborda sinais e sintomas, cuidados de enfermagem, psicofármacos utilizados e informações farmacológicas.

Caroline Busatto explicou que a escolha do tema foi baseada nas ações de Educação Permanente do Projeto de Extensão, realizadas com a equipe de enfermagem da unidade entre janeiro e abril de 2022. "Constatou-se a carência dos profissionais acerca do aprofundamento de conteúdos referentes à saúde mental, aos sinais e sintomas de determinados transtornos mentais e à abordagem e coleta de informações e manejo verbal de pacientes com depressão", relata a estudante.

Para desenvolver os tópicos do guia, foi realizada uma entrevista com todos os profissionais de enfermagem da unidade, além de um processo de análise de conteúdo para categorização dos tópicos, resultando em três capítulos abordando os diferentes transtornos mentais. "O guia desenvolvido representa um avanço significativo ao oferecer um recurso específico e direcionado para a assistência em saúde mental, além de fornecer informações atualizadas e relevantes na área", comenta.

O Guia de Orientações de Saúde Mental já está em uso no hospital.

- -

Errata: ao contrário do informado anteriormente, a obra não consta no fluxo editorial da Editora da UFCSPA.